domingo, 24 de abril de 2011

Quando o hobby vira vício?

Se você é daqueles que gosta de um jogo online ou de qualquer jogo que não tenha fim e seja viciante, esse post é pra você. O vício em jogos existe antes da internet e ela apenas inovou esse conceito. Hoje ao invés de viciados em poker e cacheta, temos viciados em rpg online ou não. Muitas pessoas não percebem quando acontece e não admitem que estão viciadas, como em qualquer outro vício. A maioria desses jogos reproduz um novo tipo de vida, com novos objetivos e relacionamentos, que às vezes faz as pessoas esquecerem da vida real. Em todos os posts de indagação deste blog, eu falo até onde eu sei do assunto, e sempre expresso a minha mais sincera opinião. Neste caso específico tenho capacidade para ir mais a fundo, pois eu mesmo gosto de jogos de rpg online e posso dizer que já tive minha época do que prefiro chamar de quase vício. O que seria isso afinal? Bom, eu jogava todo dia e se pudesse ficaria jogando mais do que eu já jogava, mas eu sabia meu limite e nunca faltei à faculdade ou outro compromisso importante por causa do jogo, por isso, quase vício.
Hoje eu jogo bem mais jogos do que antes (viva os emuladores de consoles) e eu fico bem feliz com isso, pois assim eu não fixo meu pensamento em uma só coisa, e me ocupo cada vez mais, o que me impede de me viciar em um específico. Se você suspeita que alguém que você conhece ou você mesmo possa estar viciado, vou dar algumas dicas sobre os sintomas: 1 - a pessoa só fala sobre o jogo em questão; 2 - todo o seu tempo livre é dedicado ao jogo; 3 - quando ele(a) está jogando, ninguém pode interromper; 4 - mau humor e intolerância a outros assuntos; 5 - não gosta de ser contrariado em nada. Esses são básicos, mas muitos outros podem vir destes.
Tome cuidado e alerte quem você conhece. Mostre que a vida pode ser mais do que um simples jogo e que se ele(a) tenta salvar o mundo no jogo, pode fazer isso na vida real também, mas com suas limitações, no seu tempo e à sua maneira, e se bem sucedido, terá reconhecimento de pessoas de verdade e não apenas de avatares. Todos nós gostaríamos de ser o herói de um jogo, porque ele é perfeito e sempre ganha no final, mas nós somos imperfeitos, somos cheios de defeitos e a vida de ninguém é fácil, e é isso o que a torna mais interessante que um jogo, pois pra ganhar no final é preciso passar por situações que herói nenhum seria capaz de suportar.
Pense nisso, seja o herói do seu jogo, mas não se esqueça de ser o herói da sua vida também.
;D
 

terça-feira, 5 de abril de 2011

Nicolas Cage: um mártir?

Atenção! Antes de ler esse post, certifique-se de que você já tenha assistido os seguintes filmes do Nicolas Cage: Kick-Ass (Kick-Ass - Quebrando Tudo), The Sorcerer's Apprentice (O Aprendiz de Feiticeiro), Season of the Witch (Caça as Bruxas) e Drive Angry (Fúria sobre Rodas). Se você já viu esses filmes ou não liga de saber o final sem ter visto, continue lendo. 
Nicolas Cage é um ator versátil, já fez vários tipos de filmes desde dramas emocionantes como Family Man (Um Homem de Família), romances marcantes como City of Angels (Cidade dos Anjos) e filmes repletos de ação e aventura como 8mm (8 Milímetros), National Treasure (A Lenda do Tesouro Perdido), entre outros. Mas desde de Kick Ass, ele tem mudado um pouco o seu foco de filmes. Os filmes listados no primeiro parágrafo são os quatro mais recentes do ator, sendo o último deles o Drive Angry. Eu tive a oportunidade de ver todos esses filmes, pois são o meu tipo de filme, e coincidentemente todos eles com o Nicolas Cage. Por isso posso analisar alguns fatores em comum que reparei nesses quatro filmes dele.
Primeiro, em todos eles, ele morre no final. Sim, é verdade, em todos eles, se você não queria saber isso, devia ter parado de ler no começo, porque eu avisei. Continuando, o cara morre em quatro filmes seguidos. A minha pergunta é: Por que? Ta, tem algumas diferenças nessas mortes, ele não simplesmente morre em todos, em Kick Ass ele morre no meio do filme, em The Sorcerer's Apprentice ele morre, mas é ressuscitado em seguida, em Season of the Witch ele passa o filme inteiro vendo os companheiros morrerem e no fim não aguenta e também morre, e em Drive Angry ele já começa o filme morto, isso mesmo, esse é o maior spoiler do post, só na metade do filme é dito que ele já ta morto, ele fugiu do inferno pra salvar a neta e quando faz isso ele morre de novo e volta pra sua "eterna prisão".
Outro aspecto interessante desses filmes é o fato de não serem apenas filmes de mocinho e bandido, são mais complexos do que isso. Kick Ass fala sobre super heróis sem poderes e sem piedade com os bandidos, nesse filme os heróis usam armas de fogo e matam todos os bandidos que conseguirem. Os outros três falam em magia e/ou satanismo. Enfim, moral da história, Nicolas Cage em seus últimos quatro filmes estrelou tramas diferentes das que já tinha feito e inovou conseguindo morrer em todas elas. Eu, particularmente, gosto dele e dos filmes dele e recomendo esses que foram o tema desse post. Se você é daqueles que não viu os filmes e leu sem ligar em saber o fim deles, assista, são muito bons. Para mim, os melhores são  Drive Angry e The Sorcerer's Apprentice.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O que houve com o blog?

A melhor pergunta é: o que houve com o blogueiro? Resposta simples, mas triste. No atual momento da minha vida estou um tanto sem inspiração e prefiro não escrever do que escrever contos ruins. Peço desculpas aos leitores que acompanham o blog, e que esperam a continuação dos contos já começados. Farei uma pequena pausa nos contos do blog e eventualmente farei uma indagação ou outra. Voltarei, o mais rápido possível, a escrever a continuação dos contos.
Até breve.