terça-feira, 5 de abril de 2011

Nicolas Cage: um mártir?

Atenção! Antes de ler esse post, certifique-se de que você já tenha assistido os seguintes filmes do Nicolas Cage: Kick-Ass (Kick-Ass - Quebrando Tudo), The Sorcerer's Apprentice (O Aprendiz de Feiticeiro), Season of the Witch (Caça as Bruxas) e Drive Angry (Fúria sobre Rodas). Se você já viu esses filmes ou não liga de saber o final sem ter visto, continue lendo. 
Nicolas Cage é um ator versátil, já fez vários tipos de filmes desde dramas emocionantes como Family Man (Um Homem de Família), romances marcantes como City of Angels (Cidade dos Anjos) e filmes repletos de ação e aventura como 8mm (8 Milímetros), National Treasure (A Lenda do Tesouro Perdido), entre outros. Mas desde de Kick Ass, ele tem mudado um pouco o seu foco de filmes. Os filmes listados no primeiro parágrafo são os quatro mais recentes do ator, sendo o último deles o Drive Angry. Eu tive a oportunidade de ver todos esses filmes, pois são o meu tipo de filme, e coincidentemente todos eles com o Nicolas Cage. Por isso posso analisar alguns fatores em comum que reparei nesses quatro filmes dele.
Primeiro, em todos eles, ele morre no final. Sim, é verdade, em todos eles, se você não queria saber isso, devia ter parado de ler no começo, porque eu avisei. Continuando, o cara morre em quatro filmes seguidos. A minha pergunta é: Por que? Ta, tem algumas diferenças nessas mortes, ele não simplesmente morre em todos, em Kick Ass ele morre no meio do filme, em The Sorcerer's Apprentice ele morre, mas é ressuscitado em seguida, em Season of the Witch ele passa o filme inteiro vendo os companheiros morrerem e no fim não aguenta e também morre, e em Drive Angry ele já começa o filme morto, isso mesmo, esse é o maior spoiler do post, só na metade do filme é dito que ele já ta morto, ele fugiu do inferno pra salvar a neta e quando faz isso ele morre de novo e volta pra sua "eterna prisão".
Outro aspecto interessante desses filmes é o fato de não serem apenas filmes de mocinho e bandido, são mais complexos do que isso. Kick Ass fala sobre super heróis sem poderes e sem piedade com os bandidos, nesse filme os heróis usam armas de fogo e matam todos os bandidos que conseguirem. Os outros três falam em magia e/ou satanismo. Enfim, moral da história, Nicolas Cage em seus últimos quatro filmes estrelou tramas diferentes das que já tinha feito e inovou conseguindo morrer em todas elas. Eu, particularmente, gosto dele e dos filmes dele e recomendo esses que foram o tema desse post. Se você é daqueles que não viu os filmes e leu sem ligar em saber o fim deles, assista, são muito bons. Para mim, os melhores são  Drive Angry e The Sorcerer's Apprentice.

3 comentários :

  1. Sempre curto os filmes com o Nicolas Cage, meus preferidos são City of Angels (me encontro demais nesse filme) e Gone in 60 Seconds. Mas fico com a dica de Kick Ass, Drive Angry e The Sorcerer's Apprentice, os quais ainda não tive a curiosidade de assistir. Acho que vou downloadear agora mesmo hahaha!

    Abraços e obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa cara, eu adoro os filmes com o Nicolas Cage, então eu amei esse texto. E vou ver os filmes temas do post pois não vi. E eu fico feliz que ele tenha conseguido inovar nesses quatro papeis tão iguais mais diferentes. Isso mostra o grande ator que ele é.
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir