sábado, 17 de novembro de 2012

De onde veio o "só que não"?

Há algum tempo, tenho reparado nas atualizações dos meus contatos do facebook e até mesmo em conversas pelo msn, uma nova frase marcante. Talvez seja um novo tipo de ironia. A ideia consiste em dizer alguma coisa e logo em seguida negar com a expressão "só que não". Um exemplo bem simples seria "sim, só que não!"


Quem criou isso? Quando teve início? Por que? Não sei, mas também não importa, não é? Afinal é uma expressão tão legal e inofensiva, engraçada até, certo? Não, errado. Essa é daquelas frases que pegam, que fazem as pessoas ficarem falando sempre. E se o intuito é mesmo representar ironia, logo todos estarão sendo irônicos só para falar essa frase idiota.

Já existe tanta coisa banalizada no mundo de hoje. Até o status de nerd está banalizado. Hoje, qualquer um é nerd. Ironia é algo tão belo e único. Poucos fazem corretamente e no momento certo, e menos ainda são os que entendem. Então, por favor, não banalizem a ironia.

30 comentários :

  1. Ah, verdade! Ironia é uma coisa especial mesmo.
    Saber usar no momento certo, no contexto certo, e SE FAZER entender são coisas de quem tem um dom. :D
    Então, você não gosta do "só que não"?
    O problema maior é o uso contante, né? Pois a pessoa acaba limitando um mundo de possibilidades que poderiam enriquecer uma sacada, correto?
    Usam e abusam do "só que não" por acharem que vai sempre soar engraçado, só que não. (ohohoho)
    ;)

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Gostei do seu comentario (y'

      Excluir
    2. So que nao meu piru ,,. Que coisa mais idiota de retardado omg.

      Excluir
    3. Lay Santana!! tava parecendo que seu comentário era só mais um, "só que não"! rs mitou!! boa sacada esse desfecho, rachei de rir!

      Excluir
  2. Só que essa ironia dos que utilizam o "só que não" .. é uma ironia simples, boba e com cara de adolescente..rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho quase certeza que esse "só que não" é uma tradução livre do "not!" americano, que é usado há décadas. A diferença é que lá eles são irônicos por natureza, e saber lidar com a ironia, enquanto aqui há um longo caminho a se percorrer.
    Mas esse é um daqueles fenômenos produzido por nossa cultura da moda, onde hoje todo mundo se diz nerd sem ser, só pra fazer parte de um grupo, ou onde ontem muitos praticavam bullying (outra expressão da moda) com os nerds, ou como antes todos fumavam, etc.
    Parece que a banalização faz parte da cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coisa de criança com certeza !! até mesmo para ser ironico(a) a uma situação tem que se ter discernimento e logica

      Excluir
    2. Concordo! Só que não! hahahahaha

      Excluir
  4. Respostas
    1. Esquece lucas....parece que o pessoal aqui não ta interessado nisso...parece que eles querem mesmo é ter um "papo cabeça" por uma coisa tão simples. VenonExtreme começou a utilizar essa frase em seus vídeos, e muito começaram a utilizar como ironia...simples assim.

      Excluir
    2. http://www.youtube.com/watch?v=9C0r0AhjsLI Foi aqui onde nasceu o "só que não"

      Excluir
  5. Disse td a ironia é algo muito especial e inteligente para ser banalizado.

    ResponderExcluir
  6. Quem criou foi youtuber( um cara q faz video pro youtube)Venom Extreme
    Ele começou a falar isso nos vídeos comentados de jogos q ele fazia
    Se quizer olhar o canal dele é esse aí:
    http://www.youtube.com/venomextreme

    ResponderExcluir
  7. o que está acontecendo é que as pessoas, de um modo geral, estão ficando cada vez mais estúpidas. a interpretação de texto não existe mais. "só que não" é uma muleta para [!!] explicar uma ironia. não acho que as pessoas estão se tornando mais irônicas, pelo contrário, elas não estão entendendo ironia - e qualquer outra sofisticação de linguagem - se ela não for explicada. aliás, as pessoas quando querem ser irônicas temem que os outros [tão burros quanto eles] não entendem e que a afirmação pegue mal, por ser interpretada ao pé da letra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem expressado.
      "Só que não" Em ironia é como dizer ...eu fui irônico... não um jeito de fazer uma ironia.
      Mas o "só que não" em uma conversa não irônica também é um jeito de dizer que você concorda com a opinião alheia mas que não faria o que está sendo proposto.
      Eu poderia citar muitas maneiras de uso não irônico dessa expressão, só que não!

      Excluir
  8. Eu acredito que ela seja uma versão brasileira de uma mesma ironia utilizada no filme "Borat", onde o personagem fazia uma afirmação e em seguida colocava "not" no final da frase.

    ResponderExcluir
  9. foi o venomextreme um youtuber q posta video de jogos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÓÓÓ A VENARKIA AQUI :)
      Será que foi Venom ou Monark ???""

      Excluir
  10. O "só que não!" veio do Azaghal, do site Jovem Nerd. Há anos ele usa essa expressão. Alias existem muitas expressões criadas no Nerd Cast (podcast do site), que a galera usa e não sabe de onde veio. Um exemplo disso é a brincadeira da inexistência do acre, usado no Nerd Cast na celebre frase "Acre, você acredita?". A frase foi tão viral que se tornou camiseta.
    Portanto parem com essa marmelada de venomextreme ou monark, Jovem Nerd é um blog de humor com a maior originalidade jamais vista no Brasil.
    Então garotada de 12 anos que vêm esse youtubers só digo uma coisa "Existe muito, mas muito, conteúdo na internet que você não conhecem por que só ficam presos nos seus vídeos de games". Aconselho à vocês entrarem no site do Jovem Nerd e viverem um pouco mais de conteúdo, a propósito, ouçam o Nerd Cast.

    ResponderExcluir
  11. Que inútil reflexão. Exposição de opinião infundada e vazia...

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, não vejo absolutamente nada sendo de fato CRIADO no Brasil, tudo se copia de fora, acredito fortemente que essa frase teve início no EUA e logo os "modinhas" com seus vocabulários "riquíssimos" adotaram a frase para falar 11 entre 10 conversas.

    ResponderExcluir
  13. Achei os conceitos d vcs tao filosóficos e "aristotélicos"... SÓ Q NÃO!!!! rsrsrs Pelo amor de deus, gente! Os problemas da vida já são grandes demais p estar se debatendo sobre de onde vem ou deixa de vir certa expressão, pq é usada ou não, blá blá blá... Vamos rir, curtir, aproveitar e falar bobagens!!! quem riu, ótimo! se não, LASQUE-SE!!!

    ResponderExcluir
  14. O texto desse cara é totalmente de acordo com a maioria, SÓ QUE NÃO!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Se afirmar algo e depois repentina e abertamente negar possa se chamado de ironizar, penso em quão inteligente quem inventou isso é. Viu é fácil ironizar sem usar essa burrice de "só que não". Façam-me o favor voltem para a escola os cultuadores do #sqn e deêm uma olhada em figuras de linguagem.

    ResponderExcluir