domingo, 24 de abril de 2011

Quando o hobby vira vício?

Se você é daqueles que gosta de um jogo online ou de qualquer jogo que não tenha fim e seja viciante, esse post é pra você. O vício em jogos existe antes da internet e ela apenas inovou esse conceito. Hoje ao invés de viciados em poker e cacheta, temos viciados em rpg online ou não. Muitas pessoas não percebem quando acontece e não admitem que estão viciadas, como em qualquer outro vício. A maioria desses jogos reproduz um novo tipo de vida, com novos objetivos e relacionamentos, que às vezes faz as pessoas esquecerem da vida real. Em todos os posts de indagação deste blog, eu falo até onde eu sei do assunto, e sempre expresso a minha mais sincera opinião. Neste caso específico tenho capacidade para ir mais a fundo, pois eu mesmo gosto de jogos de rpg online e posso dizer que já tive minha época do que prefiro chamar de quase vício. O que seria isso afinal? Bom, eu jogava todo dia e se pudesse ficaria jogando mais do que eu já jogava, mas eu sabia meu limite e nunca faltei à faculdade ou outro compromisso importante por causa do jogo, por isso, quase vício.
Hoje eu jogo bem mais jogos do que antes (viva os emuladores de consoles) e eu fico bem feliz com isso, pois assim eu não fixo meu pensamento em uma só coisa, e me ocupo cada vez mais, o que me impede de me viciar em um específico. Se você suspeita que alguém que você conhece ou você mesmo possa estar viciado, vou dar algumas dicas sobre os sintomas: 1 - a pessoa só fala sobre o jogo em questão; 2 - todo o seu tempo livre é dedicado ao jogo; 3 - quando ele(a) está jogando, ninguém pode interromper; 4 - mau humor e intolerância a outros assuntos; 5 - não gosta de ser contrariado em nada. Esses são básicos, mas muitos outros podem vir destes.
Tome cuidado e alerte quem você conhece. Mostre que a vida pode ser mais do que um simples jogo e que se ele(a) tenta salvar o mundo no jogo, pode fazer isso na vida real também, mas com suas limitações, no seu tempo e à sua maneira, e se bem sucedido, terá reconhecimento de pessoas de verdade e não apenas de avatares. Todos nós gostaríamos de ser o herói de um jogo, porque ele é perfeito e sempre ganha no final, mas nós somos imperfeitos, somos cheios de defeitos e a vida de ninguém é fácil, e é isso o que a torna mais interessante que um jogo, pois pra ganhar no final é preciso passar por situações que herói nenhum seria capaz de suportar.
Pense nisso, seja o herói do seu jogo, mas não se esqueça de ser o herói da sua vida também.
;D
 

5 comentários :

  1. HEHEHE! Essa boa pro cara começar a se cuidar! Ainda bem que não tenho nenhum vício com jogo! Entra no meu aí: http://pireloko.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão mesmo é um viciado..
    e eu daqui a pouco fico tbm só que pelo blog =x
    Adorei seu blog, Parabéns mesmo..
    aproveitei e te seguir viu?!

    visita lá o meu, você vai gostar!!
    www.jmphotosnet.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. uahahahaahaha eu mesmo sou mais ou menos assim, Vey curti muito seu blog parabéns mesmo !. haha' vou sempre esta aqui lendo seus posts :D

    Aproveitei e te segui, Da uma olhada la no meu te prometo que vai gostar *-*

    http://vida-insensata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Verdade Paulo, já tive minha época de vício em RPG hahaha! Todo tempo livre ia pro jogo e até uma parcela do salário para os famosos "cashs", no início de Ragnarök, depois Perfect World. Passei acho que uns bons 4 anos da minha vida só nisso, mas de repente encheu o saco... Do nada, parei com isso e agora meus hobbyes são sempre reais, e não virtuais. Cara, muito melhor assim!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seus textos, bem informativos! Bem ''cheios de ideia'' do jeito que eu gosto

    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir