domingo, 31 de maio de 2020

Como equilibrar Consumismo e Criatividade?

Há um bom tempo tenho refletido sobre a minha mudança de comportamento com relação ao que eu faço em meu tempo livre. Quando iniciei esse blog, fazia posts diários e isso seguiu por uns 3 anos diretos, mas então algo mudou... eu mudei. Parei de escrever os contos seriados, diminuí as indagações e aos poucos parei de tudo. 

No início de minha reflexão procurei por um motivo, pelo que fez acontecer essa mudança. O que me veio à mente de imediato foi que eu chegava tão cansado do trabalho que não queria pensar no que escrever, só queria descansar a cabeça. Entretanto, com o tempo, cheguei a conclusão que não foi apenas isso. Antes do meu primeiro emprego, meus hobbies eram assistir filmes na TV e ler livros, mas ao conseguir maior poder aquisitivo, comprei um videogame atual, um notebook melhor, e com o surgimento dos canais de streaming, também entrei nessa. 


Isso é uma evolução natural e esperada, mas com o aumento de coisas para consumir, acabei esquecendo de criar, ou até mesmo nem querendo mais. Parte de mim sempre me lembra de escrever, porém outra parte devolve "Escrever sobre o quê? Escrever pra quê?". E então a preguiça, o comodismo e o prazer que o consumismo traz me fazem deixar a criatividade de lado. 

Eu escrevia bastante, desenhava, ainda que mal, e até gravei vídeos em uma época, porém hoje tudo parece sem sentido, sem propósito. Por que eu faria essas coisas? Prazer? Ora, isso eu tenho com meus entretenimentos. Nada que eu criei até hoje gerou frutos ou deu retorno, pelo menos não os que eu buscava. Tenho tentado voltar a criar aos poucos e criar uma rotina, mas não tem sido fácil. 


O que eu realmente queria era ser um dos que cria para os outros consumirem, mas parece que no momento, sou apenas mais um dos que só consomem. Essa quarentena (que na prática já não existe mais) tem despertado a criatividade em várias pessoas. Talvez desperte a minha novamente também.

Nenhum comentário :

Postar um comentário