quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Como lidar com a raiva?

Em certos momentos da vida, acontece-nos algo por que não esperávamos e, às vezes, ao invés de tristeza, sentimos raiva, em alguns casos, muita raiva. Por muitas vezes acabamos descontando esse sentimento em quem não merece, seja um parente, um amigo, ou mesmo um funcionário que não tem nada a ver com o problema. Ou ainda quando você não consegue se concentrar e escrever o post logo ¬¬'


O que fazer então? Para ninguém inocente sofrer com a sua raiva. Bom, há algumas técnicas, veja se reconhece alguma:
1 - Gritar (ajuda a liberar energia e dá um breve sentimento de prazer);
2 - Fazer atividade física (ainda mais eficaz em liberar energia e faz bem pra saúde);
3 - Desabafar (muito utilizado e eficaz, mas escolha bem a pessoa que vai te ouvir, porque senão você pode se irritar mais ainda, nesses momentos é preciso encontrar um bom ouvinte);
4 - Guardar para si (o menos aconselhável, pois nem todos sabem utilizar essa opção; é preciso "engolir" e "passar por cima" de muita coisa; terá de respirar fundo e aprender a seguir em frente sem fazer nada; se você acha que não ta pronto para essa opção, faça uma das três anteriores).


Parece fácil né? Mas se controlar e pensar em fazer uma dessas coisas no calor do momento é mais difícil do que parece. Acredite ou não, palavras podem machucar e muito alguém que gosta de você e quando você perceber o que fez, pode ser tarde demais. Então tente se controlar e não desconte em ninguém a raiva que você está sentindo.

10 comentários :

  1. Contar até dez, socar um travesseiro, mandar um ser imaginário à merda... É isso mesmo, gostei do texto! O importante é por pra fora sem agredir pessoas que não tem nada a ver com o fato. Das dicas acima a de número 1 é a mais eficaz pra mim.
    Beijo e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Tem vezes que eu grito, eu xingo, eu soco travesseiro...
    Desabafo raramente, e não desconto em outras pessoas (ah não ser que estejam enchendo o meu saco).
    O que pretendo fazer: Boxe. (sério) Hahahahahaha

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nem me fale cara, sou uma pessoa extremamente explosiva. Muitas vezes aconteceu de eu acabar descontando em inocentes.
    Dou um conselho para você, faça uma luta! Ajuda muuuito, quando eu praticava taekwondo eu descontava minha raiva toda lá. Desde que parei fui perdendo o controle. Porém, se tudo continuar como está eu voltarei a treinar esse ano! :D

    ResponderExcluir
  4. Parceiro, interessante porque dias atrás eu respondi um meme onde me perguntavam o que eu fazia quando estava chateado e a minha opção foi o item 4. Não sei, eu quando me fecho, me reservo, possuo um autocontrole maior e evito pessoas, para não descontar a raiva em quem não tem nada a ver.
    Imcrível que há gente que defenda a raiva, argumentando que nela saem as maiores verdades. Eu discordo, a raiva nos deixa animais irracionais e proferimos inverdades, coisas que não sentimos de verdade, que não queríamos dizer, dizemos somente pelo "calor" do momento, depois, o arrependimento é grande e situações podem ser irreversíveis, como perder pessoas que realmente estimamos para sempre, pois as palavras tem muito poder.
    A raiva, ira, cólera, podem ser inevitáveis, mas são controláveis. E não, ela não nos traz vantagem alguma.

    ResponderExcluir
  5. Gostei dessa sua dica pq eu sou muito "estopim curto".
    Eu muitas vzs engulo raiva e coisas que me desagradam, e qd vou ver explodo e quem nem tem nada a ver com o assunto si levando tb.
    De uns tempo pra cá tenho me monitorado, falado mais sobre o que me incomoda, mas é certo que não é fácil se controlar na hora H.
    Procuro não sair apavorada brigando com quem está na minha frente.
    Porque ninguém merece né?
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  6. Gritar só piora as coisas pra mim. Só consigo me livrar da raiva quando canto, danço, ou faço qualquer coisa que eu goste e me distraia. Desabafar, talvez, mas NUNCA guardo pra mim. Nunca mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. hahahahahah... eu tenho algumas tecnicas que me ajudam a conseguir lidar com a raiva. Uma delas é me isolar de tudo e todos... Se estou num lugar cheio e não tem para onde fugir, acabo me isolando em meus pensamentos. As vezes funciona... em outros momentos tenho que lançar mão de outras tecnicas. Mas, até hj nunca soquei ninguém! hahaha

    Essa questão de controle emocional precisa ser observada por todo mundo. Há muita gente que acaba surtando por coisas que, aos olhos alheios, são pequenas! Isso é sério!!!

    bjksss

    ResponderExcluir
  8. Oi Ricky,

    Penso que não existe uma única solução para o controle da raiva, mas várias, inclusive, esquecer a raiva. Todavia, somos humanos e não há como engolir o sapo sempre, mas quando dá, essa é a melhor alternativa. Muito interessante o tema e a sua análise!
    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  9. Oi Ricky
    É a primeira vez que passo por aki, mas vc já percebeu que eu gosto muito de comentar nos blogs, tenho comentado nos blogs dos seus amigos. Gostei das suas sugestões, é muito difícil se controlar, pelo menos prá mim, então eu sou do tipo que desabafo na hora ou vou prá algum canto que ninguém me veja gritar (kkkkkkkkk), na verdade eu choro de raiva. Bjos. Luciana Souza.

    ResponderExcluir
  10. vixe....Eu sou meio tensa em lidar com a raiva, me isolo, fico puta, cuspo marimbondo e digo que tá tudo bem... acho legal a idéia de botar tudo para fora... gritar berrar, be crazy...
    mas sua alternativa é mais segura =D
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bei-jÔh

    ResponderExcluir