quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Campanha


Assim que Hugo e Ciano distribuíram os cartões da chapa para cada aluno, fez-se silêncio total para que Alex falasse. O rapaz apenas respirou por alguns segundos, enquanto exageradamente. Ele tinha traçado todo um plano de discurso na passagem pelas salas, mas ao chegar o momento de executar, nem uma palavra queria sair.
– Nossos planos de campanha são: – Alex começou, adiantando-se um passo. – a visita semanal de uma maquiadora profissional para aulas e dicas; a organização de torneios e divulgação maior de HipHop; mais investimento na criação de propaganda para incentivar os atletas do clube oficial do colégio; visita semanal de um profissional para aconselhar novos modos de estudo. – ele falou como se estivesse lendo um texto.
Um dos alunos da sala olhou para o grupo e fez a ligação dos membros com as propostas.
– Ei! Todas essas propostas beneficiam a sua chapa.
– De fato. – ele disse devagar e olhou para seus amigos, que devolveram o olhar de modo confuso, deixando a resposta por conta dele. – Mas não vejo o impedimento disso. Acaso nossa chapa não pode ser beneficiada? – ele devolveu deixando o observador quieto um minuto.
– Não acha que deveria abranger um pouco mais que as pessoas do seu grupo? – perguntou novamente o aluno.
– Não só acho como tenho certeza. – disse Alex aumentando o tom de voz, andando e gesticulando. – E sabe o que mais? Em vez de eu dizer as outras dezenas de ideias que a chapa Abalo tem, por que você não me diz algo que você gostaria que mudasse? – disse o garoto contando vantagem.
– Bom, eu queria outro sabor de suco natural na cantina. Laranja enjoou. Limão é tão saudável quanto e não deve ser tão mais caro. – disse o aluno.
– Guarde minhas palavras,... qual o seu nome?
– Renan.
– Guarde minhas palavras, Renan. Se a Abalo Sísmico for eleita para o Grêmio Estudantil, haverá mais dois sabores de suco natural na cantina. – Alex respondeu e o pequeno garoto abriu um largo sorriso. – Alguém mais tem alguma reivindicação? – ele perguntou e todos outros levantaram a mão. – Alguém tem papel e caneta aí? Acho que precisaremos tomar nota. – ele disse, virando-se para o grupo.


Depois de anotados todos os pedidos da sala, os candidatos ao grêmio do colégio saíram.
– Obrigado, professora. – agradeceu Diana, ao sair. – O que acabou de acontecer lá dentro? – ela perguntou espantada para os outros.
– Olha, eu não sei o que foi, mas foi demais! – elogiou Paty.
– Demais é pouco, foi sensacional! Como fez aquilo, maninho? – Ciano perguntou.
– Eu... bem... bom, eu disse que tinha um plano, não disse? – respondeu Alex depois de se enrolar um pouco.
– Eu jurava que você gaguejar ou ficar mudo na hora. – confessou Solano, rindo e Alex o acompanhou disfarçadamente.
– Mas essa foi uma sala neutra, sem ninguém dos grupos de nossos concorrentes. Precisamos nos preparar para quando tiver. – informou Alex, recompondo-se.
– E qual será o próximo passo? – perguntou Diana empolgada.
– Vamos começar da mesma maneira, mas em vez das nossas propostas, eu falarei as ideias que conseguimos nessa sala. Caso tenha algum concorrente, liberamos os pedidos. – comandou Alex.
– De acordo. – disse Paty sorrindo.
Mais unida do que nunca, e com um plano definido, a chapa Abalo Sísmico seguiu nas salas seguintes para apresentar sua plataforma com as propostas de campanha, sem medo dos concorrentes.
Tudo ocorreu conforme o planejado, incluindo os imprevistos. Com o ótimo desempenho nas apresentações, Alex pôde ir embora mais tranquilo para casa, pois sabia que havia feito tudo ao seu alcance para ganhar a eleição. Agora era só esperar.

4 comentários :

  1. Ricky, tudo bem?
    Fiquei curiosíssima para saber a tua idade, pois os textos teus têm essa carga juvenil, mas ao mesmo tempo estão bem amadurecidos (no sentido de bem-escritos), você tem entre 20 a 25 anos?
    O que mais gosto são os diálogos, que dão um corpo bem legal ao texto, e parecem mesmo com diálogos, pois vejo uns às vezes em que parece que o sujeito está conversando com ele mesmo rsrs

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Como se diz por aqui: "Alex escapou fedendo."
    Ainda bem que rolou um raciocínio rápido e ele pode fazer do limão uma limonada (trocadilho esdruxulo com o garoto do texto... hahahaha "Xá pra lá".)

    Então a "patricinha" finalmente virou um verdadeira aliada... Hum, menos mal... Hahaha Talvez eu esteja começando a gostar dela.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eita, campanha rolando solta, heim!? Tem tudo pra chapa(quente?) ganhar...

    Mas, me diga uma coisa, CADÊ MEU QUERIDO RUBEM FONSECA?

    Saudades dele... :/

    bjks

    ResponderExcluir
  4. Nessas horas é pensar rápido ou gaguejar/desmaiar UAHUAHUAH

    ResponderExcluir