quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O que é sensação cronológica?

De maneira simples e resumida é similar à sensação térmica, mas com relação ao tempo. Ou seja, sentir que uma hora está passando mais rápido ou devagar que a anterior, quando ambas demoram o mesmo tanto. Um exemplo clássico disso é a duração das manhãs e tardes. Temos a tendência de achar que a parte matutina é mais curta que a vespertina. A verdade é que, por costume, a população urbana levanta após o nascer do sol e  começa a trabalhar bem depois, com isso o tempo que há entre o nascer e o auge da estrela maior parece ser menor. Durante a tarde não há o fator sono e já estamos a toda no trabalho, então mesmo que seja dividido de forma igual o número de horas, antes e depois do almoço, tendemos a acreditar que uma é maior que a outra.


O motivo desse post é muito simples: eu queria que hoje fosse sexta! Eu me dei conta de que era quinta-feira ainda e que meus dias têm sido tão "longos". Foi então que parei pra pensar por que minha semana ta demorando tanto pra passar? E por que tem semanas que passam rapidinho? A resposta: sensação cronológica! Não há como evitar. É algo intrínseco, como reflexo e sensação térmica, já nascemos com isso. Se é bom ou se é ruim não sei, mas é bom saber o que é.

5 comentários :

  1. Não se preocupe... Os 5 dias do feriado, passarão "voando". kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente terei que concordar com a Lay... os cinco dias de feriado passarão VOANDOOOOOOOO!!! Mas, irei aproveitar ao máximo,bem no meu estilo "odeio carnaval, mas adoro feriados"!!!

    bjssss

    ResponderExcluir
  3. Esse Ricky, genial!
    rsrs
    O estranho é ler esse texto já sendo sexta-feira, que é meu caso! rsrs
    Então acertei tua idade! É que acho teus textos muito transparentes, você conversa com o leitor, por isso é mais fácil detectar um perfil. Você tem muito carisma textual!!!!!!!

    Então, já te adianto um FELIZ ANIVERSÁRIOOOOOO!!!!!!!
    tudo de melhor na tua vida!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Imaginem eu que estou lendo este texto 5 meses após a publicação.

    ResponderExcluir
  5. Ixi. 5 meses não! 1 ano e 5 meses, é mais tempo ainda rsss;

    ResponderExcluir