quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Por que Miss Universo?

Talvez eu nem devesse fazer este post, uma vez que já faz dois dias que houve o concurso de miss, e no mundo de hoje muita coisa pode acontecer em dois dias, aliás o próprio atentado de 11/09 ocorreu em horas, e evidentemente, merecia um post único, mas eu me recuso a falar de um fato que aconteceu há 10 anos e 3 dias. Voltando ao assunto deste post, a pergunta é simples: por que o título é miss universo? Por que não miss Terra? Ta bom, talvez eu esteja sendo um pouco exigente, afinal não é conhecido outra forma de vida consciente e racional em outro planeta, sequer parecida com a nossa, mas já foi provado que vivemos em apenas uma das várias galáxias existentes do universo, que obviamente não se resume à Terra. Então, não é um pouco egocêntrico da nossa parte achar que podemos declarar a mulher, ou ser feminino, mais bonita do universo baseado apenas nas habitantes do nosso planeta? Mesmo sem saber se existe ou não vida em outros planetas e se os seres femininos de tais planetas se encaixariam em nosso padrão de beleza, não é justo e nem direito afirmarmos que uma terráquea é a mais bela do universo sem o conhecimento da existência de outras formas provenientes de outros planetas. Isso seria o mesmo que fazer um Concurso de miss Terra baseado apenas nas mulheres do Brasil, ou EUA, ou França, considerando aqui o fato de que não se sabe se há habitantes nos outros países, mas sabe-se que os países estão lá. Este, talvez, seja o maior erro e defeito do ser humano: como não tem tecnologia suficiente para sair da Via Láctea, explorar outros locais e voltar para contar a história, nos achamos o centro do universo, o que pode não ser e provavelmente não é verdade.
Para não terminar esse post apenas esculachando a espécie humana, alguns pontos positivos sobre o concurso da Miss Terra. Pra começar foi realizado no Brasil que apesar de tudo é um dos países mais belos do mundo, então nada mais condizente. Não posso deixar de fazer uma pequena piadinha referente às cotas para negros, lembrando que não sou racista nem preconceituoso como já expliquei em posts anteriores. Foi notado que mesmo o concurso de miss Terra teve que ceder ao sistema de cotas do Brasil, uma vez que foi sediado em tal país, e tal critério foi levado a sério, chegando ao top 10 e 5, e finalmente à vitória da miss Angola como miss Terra. Piadinhas à parte, a mais nova mulher mais bonita do planeta, uma bela negra angolana, fez por merecer, em todos os critérios utilizados pelos jurados, até mesmo porque caso contrário não teria ganho, mas fingirei que entendo sobre os critérios do concurso. Outro fato que me chamou a atenção foi o top 5, formado por uma representante de cada continente (pra mim filipinas fica na Oceania, e mesmo que não fique, é mais legal que fique), o que é muito legal, mostrando que no final ainda sobrou uma representante de cada continente para tentar conquistar a faixa por elas tão almejada.
No fim ganhou a Angola, Ucrânia ficou com a "prata", deixando a Brasil chupando o dedo com o terceiro lugar. O mais interessante é que a nova miss Terra é de um país africano que fala português que é um idioma proveniente da Europa que é falado por muito mais pessoas na América do Sul, ou seja, ela representa três continentes de uma só vez. Acredito eu que esse ano não poderia ter tido melhor escolha para a, espero que um dia passe a ser esse o nome, Miss Terra 2011!

4 comentários :

  1. Não sei. Acho que Miss Terra ficaria um tanto esquisito, mas adorei sua indagação.
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. rsrs miss terra ficaria super estranho.... =x
    Mas enfim cada um tem uma opinião diferente ne... viva isso.

    =]

    ResponderExcluir
  3. Não me ligo nem um pouco em concursos de beleza mas é recorrente o fato de o ser humano se achar o tal né, acima de todas as outras formas de vida (incluindo as desconhecidas). A cada dia que passa me é mais condizente a teoria de Matrix, onde o homem está mais para um vírus do planeta Terra do que um ser criado á imagem e semelhança do Criador.

    ResponderExcluir
  4. Sua crítica foi 10... ADOREI!! Até engraçada foi!
    Gostei do seu ponto de vista!

    Abraços

    ResponderExcluir