sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ainda tem rock no Rock in Rio?

Na edição de 2011, ainda tem, mas na próxima não dá pra saber. No começo o Rock in Rio fazia juz ao seu nome, aconteciam várias apresentações de Rock'n'Roll na cidade do Rio de Janeiro. O primeiro evento ocorreu em 1985, com shows de AC/DC, Iron Maiden, Scorpions, WhiteSnake, Queen e muitos outros do puro Rock'n'Roll da época. Em 1991 veio a sequência que manteve o mesmo padrão da estreia, com shows de Guns'n'Roses, Sepultura e Billy Idol, só para citar alguns. Mas desde 2001, data da terceira edição brasileira, algo vem se tornando comum nos shows de Rock in Rio, lembrando que também há edições do evento em Lisboa e Madrid. Esse algo a mais é a introdução de várias bandas e cantores e cantoras de música Pop durante o festival. Dez anos depois, chega a vez da quarta edição brasileira, e a mistura com Pop parece que vai permanecer, mas a quantidade desse ano é muito maior do que jamais foi vista anteriormente, e esse não é o único estilo diferente de 2011, também há HipHop, Reggae, Eletrônica, entre outros.


Pra começar, no primeiro dia já tem Katy Perry, Rihanna e Elton John, se você já ouviu pelo menos uma música de cada um deles, me diz: o quão rock eles são? Mas para disfarçar, o show de abertura será com Titãs e Paralamas do Sucesso. Ora, se eles não abrissem com uma banda de rock podia mudar o nome do festival logo. O último dia/noite também vai ser rock, e encerrando o espetáculo terá Guns'n'Roses. Aproveitando essa "distração", eles rechearam o meio com muitos artistas não rock, como por exemplo o penúltimo dia, em que eles isolaram o Lenny Kravitz para ninguém poder dizer que não teve rock.

Sério, alguém imaginou que um dia Shakira (Pop), Ivete Sangalo (Axé?) e Marcelo D2 (HipHop?) se apresentariam num festival chamado ROCK in Rio?
É, é o fim dos tempos, meus amigos. Pra você que não acreditava, o "Rock" in Rio 2011 ta aí pra provar isso.
O fato é que hoje muita coisa que não é rock é considerada rock. No caso do festival, os organizadores preferem acompanhar as tendências musicais mundiais, ou seja, tudo o que é modinha e faz sucesso, eles chamaram, mas pra não ter reclamação, eles reservaram um lugarzinho para as bandas de rock propriamente ditas. Isso é realmente uma pena, um festival de música criado para valorizar um estilo de música que tem uma história tão empolgante, que é o rock'n'roll, se transformar, como muitos outros eventos do mundo (copa, olimpiadas, torneios de luta), apenas mais um negócio para os grandes empresários e organizadores lucrarem.

6 comentários :

  1. É, meu caro amigo, o dinheiro manda... Fazer o que se o Pop gera mais $$ do que o Rock... Mas não faz mesmo mais sentido chamar o festival de Rock in Rio...

    ResponderExcluir
  2. è por isso que nem perco meu tempo mais acompanhando esse evento. Cara, sem palavras... não tenho nada contra as outras bandas, mas se é pra deixar como está, que mudem o nome deste festival logo.. isso me deixa doente

    ResponderExcluir
  3. Realmente, isso é chato. Mas se mudassem o nome, perderia o reconhecimento e a popularidade que tem. O que eles vão fazer é cada vez misturar mais o estilo de bandas e manter o nome. Porque a popularidade tá no nome, mas o que mantém o público é as novas atrações de diversos tipos. Pois, se tivesse só rock, menos gente iria. Porque agora tem gente que só vai para os outros shows também. E rock infelizmente não está lucrando tanto quanto o pop e derivados, se não não estaria sendo assim.
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que o rock in rio virou nada mais do que uma razão social! Rock mesmo? Quase nada... desde que colocaram claudinha leitte(com dois Ts, bebê) pra tocar lá e ficar voando feito um urubu, se achando uma gaivota, eu nem espero mais nada... aliás, desde antigamente era assim, mas hoje a coisa tá mais "mistureba".

    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhe... eu havia comprado ingressos para o dia do Metal... mas, tivemos que vender, pois deu problemas para irmos!

      Excluir
  5. Verdade!
    O evento não é mais o mesmo, precisam mudar nome, porque de rock esta devendo!
    Belo post amigo.


    Lyu somah
    http://lyusomah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir