quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Qual é o problema do Brasil?

Se fosse só um estaria bom. São muitos. Nesse post vou falar um pouco sobre as hidrelétricas que o governo pretende e que já estão sendo construídas na região amazônica. Você já deve ter ouvido ou visto em algum filme, uma pessoa mais velha e experiente aconselhando um mais jovem, normalmente em casos de brigas de escola: "não é porque você é mais forte que você precisa bater no que é mais fraco" dizia o mais velho. O que isso tem a ver com o post? Tudo, no caso do menino, não é porque ele é fisicamente melhor que os seus colegas que ele precisa resolver tudo com violência, ou seja, não é porque ele tem um potencial que ele precisa usá-lo. Potencial é a palavra-chave, diz que a Amazônia tem um enorme potencial para provir energia com usinas hidrelétricas, devido à sua grande quantidade de água. Mas isso não significa que é a melhor solução.


Belo Monte, Jirau e Santo Antônio são as 3 novas hidrelétricas que o nosso país terá, sendo que estas estão em construção e aquela começará ainda esse ano. Belo Monte além de não ter tido sua construção iniciada, já teve muita polêmica em torno de si, pois ela não só engloba uma região Amazônica, que deveria ser preservada, como também ela vai deslocar vários índios que ali moram. Fazendo isso, o governo vai diretamente contra uma lei que protege os nativos do nosso país. Espera aí, quer dizer que quando nós, pessoas do povo, infrigimos uma lei, somos punidos na hora, seja com multa ou até mesmo prisão. Agora quando eles, o governo, vai contra uma lei que eles mesmo criaram, nada acontece? Exatamente, é assim que funciona. Se eles precisam infringir uma lei, para alcançar um fim próprio, eles não pensam duas vezes. Mas afinal qual o problema de fazer hidrelétricas? De fazer, problema nenhum, mas sim o onde é que é meio precipitado. Além de ter que tirar os nativos habitantes do local, ainda vai mexer com a estrutura do meio ambiente da região, que em se tratando da Amazônia tem efeitos de nível global. Uma coisa é certa, os lugares em que serão construídas essas usinas são carentes de energia. Então, qual seria a melhor solução? Ora, uma alternativa de energia super renovável e cuja fonte é de graça para todos, mas que ainda não é muito utilizada no Brasil é a energia solar.
Se tem uma coisa que não falta na Amazônia é sol, então por que não usá-lo? Eu explico porque, e aí vem a minha crítica às hidrelétricas na região amazônica. As empreiteiras que vão lucrar com as construções das tais usinas são as mesmas que financiam as campanhas dos políticos. Olha que coisa! E mais uma vez voltamos a que ponto? No maldito dinheiro. Será que eles só pensam nisso?
A Alemanha é a líder mundial na utilização de energia solar, representando 55% da eletricidade solar global. Agora me responde uma coisa, com o mínimo de conhecimento de geografia, onde você acha que o sol incide mais: na Alemanha ou na Amazônia?



Para os profissionais e para quem entende de Direito: os nossos direitos fundamentais, expressos na Constituição Federal de 1988, foram baseados nos ideais da Revolução Francesa (Liberdade, Fraternidade e Igualdade). A liberdade até que a gente tem, senão provavelmente eu nem poderia estar escrevendo isso, mas aí eu pergunto: cadê a Fraternidade (Solidariedade)? Cadê a Igualdade? Se alguém souber, me diz, porque eu não sei aonde está.

5 comentários :

  1. estou estudando isso na escola ;D realmente acho qe o brasil e um pais cheio de problmas mais a energia solar é realmente cara! :S

    http://rosacristinablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. muiito bom o poster
    ameii
    parabéns pelo blog

    http://www.hrdoblush.com/

    ResponderExcluir
  3. Energia é um problema global. A Energia Solar é cara; precisa de muito espaço, investimentos em tecnologia e manutenção para ser eficientemente aproveitada. Na Alemanha ela é bem aplicada, primeiramente porque a engenharia alemã é uma coisa fantástica, é outro nível de evolução e, como eles não tem potencial hídrico, encontraram na energia solar a melhor opção. Semelhante ao que ocorre na França, onde a maior parte da energia elétrica é proveniente de usinas nucleares, não por opção, mas por falta dela.

    Para um grande projeto de engenharia desses ser possível, é analisado entre outros fatores, o custo x benefício, que no caso do Brasil, claramente aponta para as hidrelétricas, que tirando o impacto ambiental inicial, gera grande quantidade de energia poluindo extremamente pouco.

    O triste é que isso tenha de ser feito na Amazônia, pulmão do planeta, e isso vai acarretar em barragens que vão deslocar muitos indígenas e toda a fauna local de seu habitat natural. Some-se a isso todo esse sistema maldito em que todos querem sair ganhando, seja com superfaturamento de obras, seja com campanha política, seja com falsos laudos de impacto ambiental. Se tudo fosse criteriosamente analisado e tratado com a delicadeza que essa situação exige, com certeza todos sairiam ganhando, mas estamos no Brasil... Um país que não consegue sequer planejar boas estradas para suportar seu obsoleto sistema de transporte de cargas será capaz de lidar com novas fontes de energia?

    ResponderExcluir
  4. Enquanto os países mais desenvolvido pensam e executam outras formas de captação de energia, o Brasil fica nesta de hidroelétrica porque temos água de mais. Um dia vai faltar sem falar nos prejuízos ambientais que este tipo de construção causa.

    ResponderExcluir