terça-feira, 20 de setembro de 2011

Qual a idade certa para a mulher se casar?

Houve um tempo que era comum a mulher se casar com 13, 14 ou 15 anos. Talvez ainda seja assim em alguns lugares do Brasil. Essa idade, esse momento, normalmente coincidia com a primeira menstruação da menina que significava, que ela havia virado mulher. Com o passar do tempo, e a chegada da primeira menstruação vindo cada vez mais cedo, o casamento foi ficando para cada vez mais tarde. A mulher, que antes só ficava em casa e cuidava dos afazeres domésticos, passou a trabalhar e fazer igual e muitas vezes melhor aquilo o que o homem sempre fez. Essa nova mulher que estava cada vez mais independente, já não casaria mais aos 15, nem aos 20, talvez aos 25, algumas até deixariam para depois dos 30 anos.

A mulher que tem 60 anos hoje, não fazia nada além de cozinhar, lavar e passar quando tinha 15 anos. Enquanto as meninas de 15 anos hoje, estão começando a vida muitas não sabem a metade do que suas avós sabiam em sua idade. Elas querem mesmo é curtir, namorar, fazer coisas que servirão de histórias no futuro. Algumas vão aproveitar esse tempo para estudar, garantir uma boa profissão, não que ela não possa curtir também. O fato é que quando as meninas de hoje tiverem 60 anos, elas vão ter feito muito mais coisas do que suas avós jamais imaginaram em fazer.
Então, meninas e mulheres de hoje, o que vocês preferem: chegar aos 60 e quando seus netos pedirem uma história, vocês contarem daquela vez em que erraram o tempo de assar do peru de natal, ou de como ninguém, mas ninguém mesmo faz um bolo de chocolate como você (não estou aqui diminuindo o valor do bolo de chocolate ou das atribuições de nossas avós, que foram, são e sempre serão muito importantes nas nossas vidas, estou dizendo que as meninas de hoje não precisam se prender apenas a isso, e podem fazer muito mais coisa e ainda saber fazer o melhor bolo de chocolate do mundo); ou poder contar tanta história diferente, que seus netos nunca vão ouvir uma repetida?
Mas espera aí, para ter netos, é preciso ter filhos e para ter filhos, supõe-se, que é preciso casar, e com quantos anos uma mulher deve casar mesmo? Eu não tenho o direito de apontar uma idade aqui, pois não gostaria que ninguém dissesse com que idade um homem deve se casar. Eu digo o seguinte: não case cedo, pelo menos não antes dos 18. Se você tem 16 e acha que encontrou o grande amor da sua vida, a pessoa com quem você vai passar o resto dos seus dias, ótimo, fico feliz por você, então aproveite essa fase, namore, se divirta, fique horas no telefone, sinta saudades. Pra que casar? Pra que trocar a aventura e o dinamismo pela rotina da vida a dois? Obviamente isso acontecerá um dia, mas pra que tão cedo? Namore por 2, 4, até 10 anos se for necessário. No começo vai ser legal, a novidade, a liberdade, mas se a vida adulta traz liberdade, também traz responsabilidade. Então, menina, aproveite a sua infância e adolescência, e não apresse a vida adulta, pois quando você chegar lá, tudo o que você vai querer é ser criança de novo, mas aí será tarde demais.
É isso, curta a vida, pois a vida é curta.
Como diria um outro Ricky, um pouco mais famoso que eu: Viva la vida loca!

9 comentários :

  1. quando a pessoa for madura o suficiente aí sim se torna a idade certa para o casamento, tem muita gente que casa por casar e não da muito certo

    interessante teu blog, bem legal!

    to seguindo http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Pura verdade...ao ver de quem namorou 9 anos!! Parabéns...disse tudo.

    ResponderExcluir
  3. Verdade!! A pessoas só deveriam se casar quando se tornasse extremamente madura!
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!! Verdade até pq dificilmente as pessoas que casam com 15, 20, não são maduras o suficiente para enfrentar um casamento

    Estou te seguindo, se gostar e puder seguir de volta ;)
    http://oxentegentem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Na minha vida,já planejei tudo:


    • Quero me casar agora e ter filhos depois dos 30.

    hehehe =]

    aislin-bonnie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olha, antes de mais nada recomendo que escutem o Hino dos Solteiros, da banda das Velhas Virgens. Se mesmo depois de escutar essa mensagem, se você tem pelo menos 18 anos e realmente acredita ter encontrado sua cara metade, então acho que já está na hora!

    ResponderExcluir
  7. Adoreeeeeeeeeeeeeeei!!!!!!!!!!!!
    Tenho 18 anos namoro há 2.5 messes e nem penso em casar. axo que não quero sair do conforto da minha casa para encarar algo que não estou pronto mas daki uns 6,7 anos quem sabe?
    Jeovana do http://simplesmentegarotaas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Quando mais nova eu ainda pensava: Casar? Só depois dos 30.

    Hoje penso: Casar? Pra quê? Deixa o tempo correr que só ele sabe se vou casar ou não.
    Felizmente, hoje em dia é bem mais tranquilo ter a liberdade pra escolher "com que idade fazer o que". Só não acho "bonito" (por assim dizer) quando as menininhas atropelam a idade que tem e se precipitam (em diversos aspectos).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu quero acreditar que essa paranoia de que existe época exata para casar ficou lááááá pra trás! O momento é aquele que vc sente ser... ponto! E, há quem nem deseje isso. O lance é respeitar cada um com seu cada um.

    bjks

    ResponderExcluir