terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Você já teve insônia?

Até alguns anos atrás, eu me achava imune à insônia, quando eventualmente eu a tive. Uma coisa eu digo: não foi legal. Sempre tive o prazer de deitar na cama e dormir feito pedra, mas quando ela me atingiu pela primeira vez (sim, teve outras), eu vi que querer dormir e não conseguir é uma das piores coisas que tem.

Por que isso acontece? Antes, eu achava que era apenas algo que acontecia aleatoriamente em alguns dias do ano, mas recentemente comecei a reparar um padrão de comportamento nas minhas noites de insônia. Sempre estou muito ligado, com pensamentos a mil quando vou deitar, e aí fico com essas ideias na cabeça e o sono fica só de olho. Quando eu vejo, faz mais de uma hora que estou deitado, de olho fechado e ainda não dormi.



Como prevenir/impedir? Não durma durante o dia e faça atividades que desgastem o seu corpo, assim você o descansará melhor de noite. Não fique pensando tanto antes de dormir (confesso que esse é bem difícil pra mim), pois quanto mais você demorar pra pegar no sono, menos você irá relaxar e no outro dia estará acabado antes mesmo de começar.

Claro, cada um tem uma rotina, uma maneira de dormir, mas não ache que não pode acontecer com você. Todos são e estão suscetíveis à insônia. E ninguém nunca está preparado.

8 comentários :

  1. Olha, menino, acho que tenho insônia desde que estava no útero sangrento de minha mãe =/
    Sempre tive dificuldades para dormir, sempre deitei tarde e se deitar cedo, relaxar e todas essas dicas a coisa fica pior, pq a tensão é tão grande que acabo com dores de cabeça.Tratamento dizem que tem, mas devido aos preços nunca fiz nenhum.
    Hoje em dia, como tenho filhos, as coisas ficaram mais suaves, eles me dão canseira e até tenho dormido mais cedo, e ido até lá pelas 4, 5 da manhã, se deito cedo e durmo não consigo ficar na cama até 7 da manhã, mas pelo menos descanso mais... enfim, minha insônia as vzs tb é sazonal, no calor eu peno, fico que nem coruja de olhão aberto sem dormir, no frio eu já relaxo mais, mas daí quero ficar com pés geladinhos e desinchados curtindo um livro, aí o ciclo retorna o.O
    Bom post, relaxei escrevendo .

    Beijos Ricky

    Vivi

    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/01/resenha-os-sete.html

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu caro, já sofri demais com a tal da insônia. Agora não, que estou de férias, então não tenho insônia pq vou dormir a hora que eu quiser. Mas já foram várias vezes que eu só consegui dormir 4 da manhã, tendo que acordar as 5 e meia.
    Insônia é triste, te deixa quebrado pra um outro dia. E acaba te fazendo dormir durante a tarde. E isso acaba te trazendo mais insônia no dia seguinte. Complicado. Vira um ciclo vicioso. Estou tentando controlar minha insônia com o que disse. Sem dormir a tarde, fazendo exercícios físicos, e tomando um banho beem quente antes de ir dormir, pra desligar a cabeça completamente e dormir bem e quentinho!

    um abraço!
    Thiago Almeida,
    O Filho do Vento
    visite: http://thiago-ofilhodovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Quando fico muito tempo no PC, acabo não dormindo direito. Sempre acabo indo dormir lá pelas 3 da manhã e isso ta acabando comigo. Depois que comecei a trabalhar comecei a ter a rotina de não ligar o PC depois das 20:00..Abraço Rick !

    ResponderExcluir
  4. Ricky, queridão... confesso que meus problemas de insônia são totalmente culpa minha. Digo isso pelo seguinte, quando fui pra Porto Seguro, dormi todos os dias por volta de 23:00(esse é o mais cedo que consigo deitar... durmo super tarde) e acordei 7:00... sem nem virar durante a noite. Sono profundo... foi só chegar em Gyn que voltei aos problemas de antes. Por isso eu penso que esteja relacionado ao fato de que sou muito ativa e acabo me envolvendo com coisas que deixam minha mente fervendo. Tipo, quando eu leio a noite ou assisto seriados/filmes e fico até tarde na internet, demoro a conseguir dormir... principalmente quando leio. Minha mente fica trabalhando durante horas até conseguir se desligar. Por isso, nesses dias que voltei ao trabalho, estou fazendo o possível para não realizar nenhuma dessas atividades que me deixam hiperativa. Tem funcionado... mas, até quando conseguirei!? rsrsrsrs

    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu sou um insone e hiperativo nato. Desde a infância meus pais tiveram problemas com esta minha agitação.
    É porque acontece o seguinte: eu levo a insônia muito de boa. Sou desregrado por natureza e não me preocupo com horários e isto, independente se estou ou não de férias. Diversas vezes eu saí do sofá da sala para ir tomar café e correr direto pro colégio. Ao contrário das outras pessoas, não sinto o cansaço citado.
    Eu e a insônia somos velhos amigos, ela me faz produzir melhor (meus trabalhos são sempre mais produtivos durante a madrugada) e, ao invés de encará-la como uma inimiga, encaro-a como uma aliada e que me inspirou a escrever até um livro 11 Noites Insones que foram, realmente, 11 noites insones seguidas em que o criei.
    Eu não aconselho a pessoa sem sono a ficar rolando na cama de um lado para o outro, lembro que quando era pequeno e meus pais mandavam-me fazer isto, é uma tortura!
    Se não sente sono, aproveite mais horas deste dia / noite para fazer algo que gosta, ler um livro, escrever ou navegar por blogues, assistir televisão, consertar algo que precisa ser consertado a meses (desde que não faça muito barulho para não acordar a casa toda, ahaha) e enfim, não deixe ela se tornar sua inimiga, porque aí sim, será uma experiência sofredora.
    Suas dicas podem funcionar com pessoas comuns, mas não com hiperativos, visto que quando inventei de praticar esportes, aí mesmo que minha mente ficava ligada no 220. ahah.
    Por vezes é necessário apelarmos para algum remédio, preferencialmente natural, para nos induzir ao sono se necessitamos dele.

    ResponderExcluir
  6. Uma boa dica de atividade|esporte é fazer natação, que além de gastar uma grande quantidade de energia, a água também relaxa o corpo, e também é saudável né? Como matar dois coelhos com uma cajadada só. É claro que para os insones level 1O não surtirá muito efeito, mas aliado a algum tratamento imagino que terá bons resultados ;D

    ResponderExcluir
  7. Como você num está on pela madrugada não vê que eu "sofro" disso, não que eu "sofra", mas é que pela madrugada digamos que eu fico mais inspirada... O sono bate e parece que eu tô bebada falo até com meus ursos de pelúcia '-'
    E outra, eu adooooooooro o a madrugada. (essa menina é doida) Calma, eu posso explicar, é pq a madrugada é mais trquila, num tem barulho de carro nem de nada. Então, eu prefiro a madruga!
    Ótima materia Ricky, beijos

    ResponderExcluir
  8. Olha eu aqui, de novo, nessa postagem... sabe pq? pq estou com uma puta insônia. E terei de ir trabalhar daqui a pouco! Aff!!!!

    ResponderExcluir