quarta-feira, 20 de junho de 2012

Você já esteve em um acidente de ônibus?

Eu já. Hoje, aliás. Mas calma, está tudo bem e mesmo porque, se não estivesse eu teria dito ontem, semana passada, mês passado ou em outra vida, caso eu tivesse morrido e estivesse usando energia espiritual para escrever esse post. Não é o caso. O acidente que presenciei não é o representado na figura abaixo, tanto que não foi dessa maneira e nem com essa linha e tipo de ônibus que aconteceu. 


Eis como foi: estava eu no fundo de um dos ônibus biarticulados, muito comuns aqui em Curitiba, quando o veículo foi freado de um modo intenso como eu nunca havia sentido antes em toda a minha vida. O ônibus não estava tão cheio, mas tinha bastante gente em pé. No momento da freada, eu me segurei forte na barra em que eu já estava segurando e me firmei até que o veículo parasse. Nesse meio tempo porém, um senhor que estava sentado nos últimos bancos praticamente voou sobre mim. Entretanto, eu me mantive firme e segundos depois o ônibus parou. 




A origem do acidente, pelo que pude perceber, foi um carro que passou no sinal vermelho para ele e surgiu na frente do ônibus em que eu estava, que, apesar da freada, acertou veículo menor na frente e o girou na rua. Depois de tudo em velocidade zerada, os passageiros do ônibus tiveram que sair e esperar o próximo. Como eu ainda iria fazer conexão e pegar outro, dois tubos adiante, e este ficava a umas 8 quadras dali e estava garoando e com muito trânsito, decidi não esperar e fui andando. "Surpreendentemente", Murphy novamente não estava do meu lado hoje e ao chegar no tubo ainda tive que esperar uns dez minutos para que meu ônibus chegasse, mas essa já é outra história.


Acidentes de trânsito são mais recorrentes do que se imagina. Todos os dias ocorrem acidentes como esse. Eu ficava pensando: "Caramba, que doido isso. Como pode acontecer algo assim?". Bom, eu ainda penso, mas minha perspectiva mudou um pouco agora que estive do outro lado. Não fui apenas um ouvinte da notícia, eu a vivi. Não posso fazer muito para mudar, mas deixo meu relato aqui para você que dirige, ou vai dirigir um dia, tome cada vez mais cuidado, pois um acidente não vem com um aviso de antecedência, ele simplesmente acontece.

2 comentários :

  1. Se tem uma coisa que eu aprendi, é:
    NUNCA CONFIE EM SINAL(SEMÁFORO) pois mesmo você o respeitando, pode existir outro motorista que esteja ultrapassando o sinal vermelho enquanto você está passando pelo verde pensando que está tudo bem. Muitos acidentes ocorrem por isso. Pra quem dirige é sempre bom reforçar: mesmo que o sinal esteja verde, sempre reduza e olhe na rua perpendicular, ou até mesmo buzine, isso pode salvar sua vida. Ainda mais se estiver de moto.

    A vida é assim mesmo meu caro, cheia de surpresas.

    http://errosxacertos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Num primeiro momento fiquei bem assustada, é claro.
    "Mas calma, está tudo bem e mesmo porque, se não estivesse eu teria dito ontem, semana passada, mês passado ou em outra vida"
    Ou então se você não tivesse bem, NUNCA mais diria, né?
    o.O Tenso.

    Felizmente ficou tudo tranquilo. E prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém. O pessoal tem que aprender a dirigir com calma. Viu? Sair na rua e não ser atropelado, e não morrer por "bobagem" é um milagre. ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir