segunda-feira, 7 de março de 2011

Vamos falar de tribos sociais?

Pra mim começou com os roqueiros, um bando de nego com roupa preta e cabelo comprido, lá em mil novecentos e antigamente. Depois apareceram os manos nos Estados Unidos, que futuramente inspirariam os manos no Brasil. Até os dias de hoje muitas tribos surgiram e ficaram ou sumiram com o tempo, como os punks, os góticos, entre outros. Uma que existe desde o início dos tempos, mas que só foi nomeada no século passado é a dos nerds. Muita gente é nerd e não sabe, talvez depois do filme "A vingança dos nerds" quem não sabia que era acabou descobrindo. Desde que o computador foi criado, essa classe se ramificou em outra que só ficou mais conhecida na última década, os geeks. Mas não é só computador, qualquer fanático por eletrônicos pode ser considerado geek.
Agora num nível mais Brasil, Curitiba e recente, temos 3 tribos atualmente em nossa cidade que se destacam: manos, emos e coloridos. Os manos surgiram primeiro, seguindo a linha de seus inspiradores da América do Norte. Eles gostam de rap, hip hop e r&b, usam roupas e tênis largos, tem mais furos no corpo do que precisam. Começou com os homens, mas logo as mulheres aderiram a tribo, seja por influência de namorado ou por gostar do estilo musical e das roupas mesmo. Influenciados e apoiados por bandas, os emos surgiram e foram ficando, hoje tem bem menos, graças a Deus. Curtem bandas como Simple Plan, Good Charlotte, My Chemical Romance, entre outras do mesmo estilo, o famoso rock emo, uma verdadeira decepção para o rock. Ao contrário dos manos, essa tribo começou com as mulheres, mas devido as bandas serem masculinas, logo os homens se tornaram emos. Essa denominação vem da palavra emotivo, ou seja, eles choram e ficam tristes por qualquer coisinha, o menor problema, pra eles, é o fim do mundo. Eles se vestem de preto, obrigatoriamente usam cabelo liso, e usam uma franja que, acidentalmente ou não, fica exatamente sobre um dos olhos, deve ser pra economizar a vista. Alguns chegam até a usar maquiagem preta nos olhos e pintar as unhas de preto, não, eu não estou falando das mulheres. Recentemente, uma nova banda de "rock" surgiu para criar uma nova tribo, a mais tosca e rídicula de todas, na minha modesta opinião. Não irei dizer o nome da banda, mas todos devem saber qual é. A mais recente tribo gosta de usar roupas coloridas, quando eu digo colorida não são as boas cores primárias azul, vermelho e amarelo, são variações bizarras e cegantes dessas cores. Outra característica é o fato de serem "bonzinhos" e "alegres" o tempo todo, será que isso é possível?
Enfim, se você não se encaixa em nenhuma dessas tribos, fique feliz. Se você faz parte de alguma dessas e não concordou ou não gostou de algo que eu disse, comenta ae. Se você quer fazer parte de alguma dessas, o que eu não aconselho, saiba uma coisa: os emos e os coloridos são ridicularizados e zoados fora do seu círculo social, enquanto os manos são temidos e discriminados. De qual tribo eu sou? Em outro post eu respondo. ;D

3 comentários :

  1. Não acho que estou apto a me classificar como normal... Menos ainda mano, emo ou colorido... Ah sim! Eu sou é do Rock! Clássico, puro e insuperável.

    ResponderExcluir