quarta-feira, 1 de julho de 2020

História ou Estória?

Toda a minha vida usei apenas a palavra história. E por muito tempo achei que era só o que existia. Até o dia que aprendi que em inglês existem 2 palavras: History e Story. Após pesquisar um pouco, descobri a palavra Estória. Mesmo assim continuei só com história. Agora, a pergunta que não quer calar é: se tem duas palavras, por que usamos somente uma?

Os dois termos existem há milhares de anos. História seria para fatos reais, eventos que realmente aconteceram. Enquanto Estória se refere a contos de ficção, que não são de verdade. Na língua portuguesa essa distinção vigorou até meados da década de 40, quando a Academia de Letras decidiu que não havia necessidade de usar as duas palavras e que história já abrangia os dois sentidos.


Não é errado usar estória, mas como as pessoas não utilizam, acabou entrando no esquecimento. Eu acredito que a junção dos sentidos em um termo foi uma decisão equivocada. É bom poder diferenciar o que é no momento em que se fala sem precisar de uma explicação mais aprofundada, não que tenhamos problemas usando apenas uma palavra, mas com duas ficaria ainda melhor.

Eu estou tentando me reeducar para utilizar a palavra estória. Não é fácil ir contra o costume de uma vida inteira, mas estou firme. E você? Já sabia dessa diferenciação? Já chegou a usar a palavra estória?

Um comentário :

  1. Uma professora uma falou sobre essa diferença uma vez, e nunca esqueci, apesar de achar sempre ter achado a palavra estória um pouco estranha. Não sabia que a Academia de Letras tinha banido essa diferenciação na década de 40 (é muito tempo, nossa!), mas faz sentido, porque quase não vejo a palavra "estória" sendo utilizada, inclusive em livros, que passam por toda uma revisão. Em inglês é mais fácil de diferenciar, até porque as pronuncias são diferentes.

    ResponderExcluir