quarta-feira, 9 de março de 2011

A Agência do Trabalhador

Decidido a mudar sua vida, Zé Mané levantou cedo na segunda-feira, pôs sua melhor camisa xadrez e foi procurar um emprego na Agência do Trabalhador. Ele chegou às 8 horas, mas quando viu o número de pessoas que estavam sentadas esperando sua vez, ele percebeu que devia ter chegado mais cedo ainda.
Ele foi até a recepção, pegou uma senha e procurou um lugar para esperar sentado. Ao ver sua senha, agradeceu por ter lugar para ele sentar, sua senha era 122, no painel a última senha chamada era a 15. Enquanto esperava sua vez, Zé Mané olhou para as pessoas que ali estavam e começou a pensar em quanta gente estava desempregada na sua cidade. Muitos dali não tinham nem curso superior, e os que tinham não deveriam estar achando emprego em sua área. Ele até pensou se não estaria “roubando” o emprego de alguém, já que ele mesmo cursava uma faculdade e não precisava estar ali naquele momento.
Mas logo esse pensamento sumiu e ele passou a ouvir as músicas do seu ipod. Seu gosto musical era bem eclético, indo do Rock, Pop e Hip Hop, passando pelo Sertanejo e Reggae. Ao som de Mil Acasos do Skank, Zé Mané viu sua senha aparecer no painel e enquanto caminhava em direção ao guichê, enrolou o fio de seu fone de ouvido e guardou seu ipod.
– Bom dia. – cumprimentou Zé ao sentar-se em frente ao atendente.
– Bom dia. O senhor já tem cadastro? – perguntou o atendente.
– Não.
– Vou precisar dos seus documentos: RG, CPF, carteira de motorista, título de eleitor, se tiver, e, caso tenha trazido, a carteira de reservista.
– Ta. – disse Zé, enquanto tirava os documentos da carteira.
Ele ficou olhando o atendente e decidiu começar uma conversa.
– Sabe, eu não sei se muda alguma coisa, mas eu faço faculdade de Design. – disse Zé.
– E por que não procura um estágio? – perguntou o atendente.
– É que ta difícil, sabe, estágio na minha área. E eles não pagam bem.
– Que área o senhor gostaria de trabalhar?
– Ah, qualquer uma que tiver vaga aí, o que eu quero é trabalhar.
– Temos 20 vagas para servente de pedreiro na construção de um condomínio no bairro Campo Comprido. – disse o atendente, deixando Zé com os olhos arregalados.
– Hã, não tem algo mais leve, não? – ele disse rindo. – Você disse Campo Comprido, ouvi dizer que lá ta tendo bastante construção desse tipo, daqui a pouco o nome do bairro vai ser “Condomínio Comprido”. – Zé brincou e riu em seguida, mas logo parou ao perceber que o atendente estava sério. – Não achou graça? É, eu também não.
– Apareceu uma vaga num escritório de advocacia ali na Avenida Visconde de Guarapuava, que acabou de sair no sistema. Descrição do trabalho: arquivar documentos, atender telefone, possíveis idas ao fórum. Procura-se secretário homem, não é necessário experiência. Horário das 13h às 18h. Salário de 500 reais. Interessa?
– É claro que sim. Esse cargo foi feito pra mim. – disse Zé rindo.
– Vou marcar a entrevista. – disse o atendente saindo.
Zé Mané estava nas nuvens, sua primeira vez procurando emprego e já conseguiu uma entrevista. Era bom demais pra ser verdade.
– Tudo certo. Eles estão te esperando até o meio dia, se não só depois das 14. Aqui está a sua guia, e... – nesse momento ele foi interrompido por Zé.
– Muito obrigado, você não sabe o quanto isso significa pra mim...
– De nada, mas...
– Eu to tão emocionado, esse emprego é perfeito. A primeira vez que venho aqui, e já aparece algo tão bom...
– Hã... senhor, eu queria dizer...
– Bom, eu vou indo, pra não chegar atrasado né? – Zé Mané disse e riu. – Valeu pelo atendimento, cara, você foi demais. – ele finalizou e saiu.
– Mas que zé mané, nem deixou eu falar que o escritório pediu que ele fosse de terno e gravata pra entrevista. – disse o atendente voltando para os seus afazeres.
Zé Mané saiu da Agência todo feliz, colocou a guia dentro do envelope branco no qual havia trazido seu currículo, que no final nem foi utilizado. Ele virou à esquerda na Travessa da Lapa e seguiu em direção à Av. Visconde de Guarapuava. No caminho ele entrou numa galeria, mas mal sabia ele que isso mudaria todo o seu destino.

3 comentários :

  1. Argh Paulo! Tá parecendo novela da Globo cara, corta sempre na melhor parte! Desembucha rapaiz!

    ResponderExcluir
  2. Calma! Tudo a seu tempo. É que nem seriado de TV, tem que deixar um pouquinho pro próximo capítulo. ;D

    ResponderExcluir