sábado, 5 de março de 2011

Alguém sabe por que tem tanto acidente nas estradas?

Eu acho que sei. Ontem eu estava com a minha mãe levando a minha avó para casa dela e por um acaso usamos uma rodovia como caminho, por ser mais rápido, normalmente. Antes de ir ao assunto principal porém vou fazer algumas explicações. A tal rodovia que passamos liga a cidade até a BR-277, que por sua vez liga a cidade às praias. Certo, ao sairmos, esquecemos totalmente que era uma sexta-feira véspera de um feriado prolongado, às 17hs da tarde. Mesmo assim fomos e logo descobrimos que não devíamos ter ido. Com tanto tempo em que ficamos parado, fiquei pensando no porque daquele trânsito digno de São Paulo.
Basta um feriado de pelo menos 3 dias para as pessoas decidirem ir pra praia e não importa o tempo, ontem por exemplo estava chovendo muito, e eu acredito que vai chover o carnaval inteiro. Mas parece que as pessoas não ligam pra isso. O que importa é viajar, sair de casa, mesmo que o destino não seja agradável e a estadia pior ainda. E assim, o que deveria ser um feriado relaxante acaba estressando mais ainda alguém que já teve estresse mais que suficiente durante uma semana de trabalho. Por que as pessoas insistem em viajar em feriados prolongados? Por que não ficam em casa? Aumentando e melhorando os laços familiares? Talvez seja isso que está faltando para o país, famílias mais famílias. Mas voltando ao título do post, se todo mundo decide ir para o mesmo lugar, no mesmo horário e pelo mesmo caminho, boa coisa não pode dar. Em várias partes do trajeto vai haver trânsito e é aí que o estresse vai aumentar, gerando uma vontade de ir mais rápido e sair logo dali. Nesse momento ocorrem os acidentes. Ontem, por pouco não estive envolvido em um. Minha mãe estava na direção, passando ao lado de um caminhão bem grande, e ele dando sinal para vir pra pista em que estávamos, mas nós já estávamos quase passando ele, mas ele não quis esperar, veio "comendo faixa aos poucos", fomos obrigados a andar os últimos metros no acostamento, e da janela do carona eu pude ver o farol dele quase encostar na nossa traseira. Foi um "quase" bem arrepiante.
Se as pessoas pensassem em formas alternativas de aproveitar os feriados prolongados não haveria tantos acidentes como há em todo o Brasil. Ir pra praia é bom, mas não quando você sabe ou pelo menos tem uma leve desconfiança de que vai chover o tempo todo que você estiver lá. Então, acho que falta um pouco mais de bom senso e criatividade para os brasileiros.

2 comentários :

  1. Hahaha... Nem me fale dos caminhoneiros... Convivo com a raça diariamente e é cada uma que me aprontam... Não querendo generalizar, mas vamos e convenhamos, a grande maioria é imprudente por demais.

    ResponderExcluir
  2. A imprudência aliada a falta de paciência é letal.
    Porém, a expressão "não dá nada" ou "comigo não acontece" é a maior merda.

    ResponderExcluir