quarta-feira, 2 de março de 2011

O que se espera de um blog?

Talvez essa devesse ter sido a primeira indagação a ser feita. Afinal, o que se espera de um blog? Quando uma pessoa decide seguir um blog, o que ela espera que ele ofereça? Bom, a resposta é muito ampla e depende de muitas variantes. Primeiro, depende do foco do blog, sobre o que trata, do que ele fala. Segundo, de quem é o blog, se for de alguém famoso ou que você conhece, não precisa ser muito bom não é? Se for de alguém que está começando, como é o meu caso, acho que a exigência é um pouco maior. Terceiro, a frequência de posts, se eu fosse o seguidor de um blog, eu gostaria de ver pelo menos um post novo por dia, no máximo a cada dois dias. A não ser em casos extraordinários, acredito ser bem possível o dono do blog postar todo dia.
Vou dizer agora o que eu espero de um blog, citando um exemplo. Vamos usar um blog de notícias da moda como exemplo. Eu começo a seguir e entro todos dias. O que eu espero? Que todo dia que eu entre tenha um post novo, porque senão eu posso acabar perdendo o interesse de ver. Eis o que pode acontecer: o dono do blog deixa de postar um dia, tudo bem acontece. Eu entro no outro dia, mas ainda não tem post novo. Uma semana se passa e eu continuo entrando, mas depois de tanto entrar e não ver novidade alguma, eu vou eventualmente esquecer de entrar um dia, e quando eu notar, nem vou estar entrando mais, e quando o blogueiro voltar a postar, eu não vou mais ver. Agora vamos pensar numa escala maior, e se todos os seguidores agirem como eu, e deixarem e visitar o blog depois de um tempo sem post, o que vai acontecer? O blog vai cair no esquecimento e logo o dono estará postando para ninguém.
Para fechar vou dizer o que você, que segue ou só entra de vez em quando pra ver, pode esperar desse blog, Contos e Indagações. Você pode esperar no mínimo um post por dia, quando não mais, e se não tiver post novo no dia, é por que eu realmente não pude. Você pode esperar contos engraçados, tristes, com aventura e até inspirados em histórias reais. Você pode esperar indagações que poucos tem coragem de fazer por medo ou comodismo, coisas sobre política, esporte, cultura e qualquer outro tipo de assunto. Você pode esperar comprometimento de minha parte para com você. E eu espero que você goste, pois estarei fazendo o meu melhor.

Um comentário :

  1. Tem blogues que não espero nada, ao contrário deste que é muito bom, mas postar todo dia é complicado é muito conteúdo. Eu posto 1 vez por semana.

    ResponderExcluir