quinta-feira, 3 de março de 2011

Por que as pessoas fazem perguntas idiotas?

Por várias vezes, quando estava numa lanchonete comendo meu x-salada e bebendo minha coca sossegado, alguém aparecia e perguntava pra algum funcionário: 'tem maionese?'. Eu ficava torcendo pra aquela pessoa receber uma resposta do tipo: 'Não, não temos. Você vai ter que comer a seco, p#**@'. Desculpem minha exaltação. Mas para pra pensar, pra uma pessoa abrir uma lanchonete, ela precisa de alguns itens indispensáveis, nos quais se incluem maionese, ketchup e mostarda. Então é óbvio que vai ter, nenhum empreendedor vai deixar faltar esse tipo de coisa no seu estoque. Acho que o grande problema das pessoas é não saber fazer as perguntas certas, será que é tão difícil falar: 'Me alcança a maionese?', ou o ketchup ou a mostarda. Pelo que eu vejo, parece que é.
Outra pergunta grotesca e que dá vontade de bater num infeliz, é: 'Você tá dormindo?'. Minha resposta: 'Graças a você, agora não to mais.'. Por que perguntar se a pessoa ta dormindo? Nunca vi sentido nisso. Mais uma pra fechar as perguntas: 'Você tem horas?'. Duas opções de resposta, 1: 'Não, mas tenho um relógio que marca elas.', 2: 'Sim.'. E continua o seu caminho se você foi abordado na rua, ou vira pro lado se você está no ônibus.
Deus nos deu dois olhos, basta usá-los para ver se a pessoa usa relógio ou não, em caso afirmativo, é só perguntar: 'Por favor, que horas são?'. Em caso negativo, poxa gente, quem não tem celular hoje?
Agora pra terminar o post, vou falar de uma expressão que está impregnada no nosso ser, e acredito que nunca vai sair. A pessoa vai na panificadora comprar pão. Nada mais natural não é? O que não deveria ser natural é o jeito de pedir o pão. - Vendedor: 'Pois não?' - Freguês: 'Me vê cinco pãezinhos.'. Primeiro que pouca gente fala "pãezinhos", mas tudo bem, não é esse o foco. Por que a gente usa o verbo ver para pedir algo? Não é estranho? Numa situação normal, se uma pessoa pedir para outra ver alguma coisa, ela não vai pegar essa coisa e entregar pra primeira pessoa. Então POR QUE NÓS FALAMOS VER PRA PEDIR ALGUMA COISA? Não sei. E, sinceramente, acho que isso é um mistério que ficará por muito tempo em aberto. Outra crença minha, vamos continuar "vendo" e pedindo pras pessoas "verem" muitas coisas pra gente.

3 comentários :

  1. Bacana! Já levei altos "foras" desse lance de pedir pra VEREM pra mim hahaha

    Nossa, você me lembrou também de uma que me aconteceu quando eu ainda era bem criança, mas que me lembro até hoje, toda vez que vou comprar leite:
    Minha mãe pediu-me para que comprasse uma caixa de leite pra ela, normal. Haviam duas opções de mercados, mercearias na verdade, um mais longe e outro mais perto. Escolhi, naturalmente, o mais perto. Procurei o leite, não encontrei, cheguei no balcão:
    - "Tem leite de caixinha?"
    No que o balconista prontamente me respondeu:
    - "Não, só temos leite de vaca."

    Andava todos os dias duas quadras a mais pra comprar o que precisasse, mas nunca mais pus os pés naquela mercearia.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que tenso Izak, e que tiozinho mais sem coração hein, falar isso pra uma criança. Bom, pior pra ele né, deixou de lucrar com você. E você ainda fazia exercicio andando um pouco mais. ^^)

    ResponderExcluir
  3. Há muito tempo eu era assíduo comprador da revista MAD, e a parte que eu mais gostava era respostas cretinas para perguntas imbecis, ou vice-versa. A ordem das idiotices não altera a imbecilidade ou vice ahhh deixa pra lá rsssssss

    ResponderExcluir