terça-feira, 1 de março de 2011

Quantos "negos" é preciso para ser preconceito?

Bom, já foi postado a parte de Contos do título deste blog, e agora chegou a vez de uma Indagação. Resolvi começar com um assunto forte e delicado ao mesmo tempo, mas necessário. Para evitar qualquer tipo de interpretação errada, devo dizer desde já que não sou racista nem preconceituoso, para mim todas as pessoas são iguais, e somente Deus pode julgá-las e diferenciá-las. Apenas para enfatizar o fato, e não por querer me defender de algo que eu possa vir a dizer, quero dividir com vocês algumas informações sobre mim. Meus dois avôs são negros, o que fez com que quase todos meus tios e meus pais, nascessem morenos, uns mais outros menos, eu tenho tios e primos negros, e eu acho que isso faz de mim um pouco negro =D.
Mas chega de enrolar, vamos ao assunto do post, começando pela origem dele. Eu participo de um chat no msn e lá acontece muita brincadeira e piada sobre negros, eu mesmo já fiz algumas, e eu me perguntava: 'isso é racismo?'. Meu avô materno, que é negro, vive fazendo piadas sobre negros e acho que a maioria que eu sei, aprendi com ele, mas acho que nesse caso tudo bem né? Afinal ele é negro, um negro fazendo piada de si mesmo não tem problema, certo? Por que? Se for assim, só gay poderá fazer piada de gay, só português poderá fazer de português, loira de loira, e assim por diante. Acho que tudo depende de quem está falando, quem está ouvindo e o modo que o primeiro fala e o segundo interpreta.
Nesse chat que eu participo muitas vezes nos referimos a nós mesmos com o termo nego, mas lá no chat tudo bem, todo mundo já ta acostumado. Imaginando que não havia nenhum problema, eu decidi usar esse termo de verdade, fora da internet. No último ano novo, durante o jantar da virada, num assunto que eu não me lembro qual, eu usei a palavra nego e uma das pessoas da mesa perguntou: 'mas por que nego?'. Eu disse que nego era sinônimo de qualquer pessoa e parou por aí. Foi então que eu comecei a pensar, as pessoas ainda criam problemas por causa de algo que deveria estar extinto. O bom humor é a chave para o bom convívio e conhecer as pessoas também ajuda bastante, mas às vezes precisamos dar uma chance para quem não conhecemos. Por isso quando alguém disser que tinha 3 nego muito engraçado na TV ou no último escanteio do jogo os 10 nego do time foram pra área, não necessariamente está sendo racista ou preconceituoso. Está só usando gíria, gíria essa que muitas vezes é má interpretada pelas pessoas. Finalizo esse post sério dizendo que 90% das vezes a maldade está na cabeça de quem interpreta mal as palavras do próximo.

4 comentários :

  1. será que se disséssemos " ó, tá cheio de branquelos se pegando ali no bar" teria a mesma graça ou o mesmo sentido? Não, com certeza as pessoas sariam nas janelas pra conferir. Brancos? hahah

    ResponderExcluir
  2. Realmente, se existem momentos em que devemos dar uma segunda chance para uma pessoa que conhecemos, então por que não dar uma chance para quem não conhecemos ainda? Não dar essa chance é o próprio preconceito.

    ResponderExcluir
  3. Paulinho, aodrei o que vc escreveu e concordo!
    Vc escreve muito bem!
    Beijão ;*

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, a maldade muitas vezes está na cabeça das pessoas, mas algumas piadas realmente são sacanas. Eu já contei muito quando jovem, mas nunca discriminei. Inclusive já contratei um negro entre brancos porque o currículo dele era melhor. Acho que as piadas têm que ficar a parte.

    ResponderExcluir