sexta-feira, 6 de julho de 2012

Do que você tem medo?

Todo mundo tem, teve ou terá medo de algo. Eu queria poder dar uma explicação lógica para o medo ou apenas dizer que é psicológico, mas não me sinto bem fazendo isso. Então, vou simplesmente contar os dois maiores medos que eu já tive em minha vida e como fiz para superá-los e, se você quiser, comenta e conta o seu também.

O primeiro que superei foi o de altura. Eu não sei exatamente qual a origem desse medo, mas acredito que, para a maioria das pessoas, o real medo é o de cair e não da altura em si. Afinal, altura é só uma medida de distância. Enfim, definições físicas à parte, eu perdi esse medo graças ao meu anime preferido (e na minha opinião, o melhor de todos), Dragonball. Os que já viram ou ouviram falar, devem saber que a maioria dos personagens voam. Como todo fã, eu queria ser um deles e poder voar, mas espera... eu tinha medo de altura, dessa maneira, não poderia voar, pois o medo me impediria. Foi quando parei de ter medo de altura.


O segundo e mais difícil superar foi o de aranha. Para esse feito, eu contei com a ajuda da biologia. Antes disso, porém, eu passei por maus bocados com esse aracnídeo. Sempre que via uma aranha, eu pirava, corria, subia em sofá, o mais longe possível, parecia uma menininha. E, claro, chamava minha mãe ou quem estivesse mais perto para matar. Eu fui crescendo e o medo continuou, mas depois de ver meu algoz, eu parava e me distanciava lentamente... e aí chamava alguém para matar (O que? Pelo menos não parecia mais uma menininha).

Em uma aula de ciência, minha professora explicou que as aranhas e muitos outros animais apenas atacam como modo de se defenderem, por isso filmes, como "Aracnofobia", são impossíveis de acontecer. Que as aranhas só utilizam seu sistema defensivo quando se sentem muito ameaçada. Isso explica porque a maioria das picada ocorrem com aranhas em calçados e roupas. Vou parar de enrolar pois aranha é tema para um post inteiro. Enfim, eu descobri que as aranhas e todos os outros animais só vão me atacar se forem ameaçados e que, antes disso, têm mais medo de mim do que eu deles. Assim, eu superei meu medo de aranhas. Hoje, se eu vejo uma, não a mato necessariamente, só se for marrom, essa é perigosa.


Nem sempre o conhecimento é suficiente para espantar o medo, mas em muitos casos pode ajudar. Podem me achar arrogante, mas não sei dizer do que tenho medo, hoje. E você? Do que tem medo?

5 comentários :

  1. O medo de aranhas aina me persegue...kkkkkkkkkkkkk... mais o pior é o medo de ter medoo... sinistrooOo!!! muahahahahah


    XoXo

    http://mostraoseu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Você diz de bichos ou medos em geral???
    Seja como for, tenho tantos medos, que eu acho melhor não falar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho medo de altura e de aranha, e de qualquer bicho eu acho hahah, mas não são medos que me impedem de alguma coisa, acredito que meu maior problema seja o mais simples, medo da morte, mas não necessariamente a morte, medo de não ter feito tudo o que eu precisava e acabar morrendo cedo demais para realizar todos os meus planos. Agora, parabéns por superar esses medos, muita gente não consegue e realmente, se informar sobre o que nós temos medo ajuda um bocado!


    Dá uma passada no meu blog, pode ser que você goste:
    http://dressa-pensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca parei para pensar em medos.
    Não que não tenha medos, mas nunca me apareceu um.
    Sou fascinado por aranhas, eu conheço bem, de leitura, a aranha marrom. As consequências da picadas são grandes, mas acho que não mataria a não ser que ela ficasse em algum lugar que eu não pudesse capturá-la.

    ResponderExcluir
  5. Ahh Eu acompanhei a época que a Aranha marron era uma praga ai em Curitiba

    ResponderExcluir