quinta-feira, 4 de abril de 2013

Você tem alguma nota de um real?

Eu tenho 4! Não, você não leu errado. Eu perguntei NOTA de UM real mesmo. Muitas foram as mudanças que a nossa moeda já sofreu, desde que passamos a ter uma. De cruzeiro à cruzado, de volta à cruzeiro, passando por cruzado novo, e outras que não duraram muito, até chegar ao definitivo real.

A nova moeda ficou quase uma década sem alterações, mas então surgiram as novas moedas, mais decoradas e coloridas, com homenagens a grandes nomes da nossa história. Ainda hoje há moedas velhas em circulação, mas bem poucas. Alguns anos depois, decidiram extinguir a moeda de 1 centavo (ainda bem que guardei bastante ^^). A mudança nas cédulas demorou, mas enfim chegou.


A primeira mudança não tirou nem mexeu em nenhuma já existente, apenas adicionou uma nova, a de 2 reais. Entretanto, a ideia era substituir a de 1 real, e com o tempo isso foi ficando mais claro. Sem notar esse progresso, e de um modo meio automático, devido minha mania de guardar dinheiro, acabei salvando 4 notas de um real para a posteridade.

Hoje vi um post no facebook (que me inspirou a escrever sobre o assunto) dizendo que as crianças daqui para frente não pegarão em uma nota de 1 real, uma vez que não está mais em circulação. Acredito que o mesmo acontecerá com as outras notas antigas, que estão sendo substituídas atualmente. Já comecei a guardar as minhas. E você? Conseguiu salvar alguma nota de 1 real?

5 comentários :

  1. Eu tinha uma, dai minha mãe deu na pipoca kkkkkkkkkkkkkkkk
    Quis morrer com essa, mas tudo bem vai. É perdoável.

    ResponderExcluir
  2. As que eu tinha, eu gastei - rsss.
    Dinheiro na mão é vendaval.

    ResponderExcluir
  3. Salvei uma quando soube do fim da circulação...

    ResponderExcluir