sábado, 1 de setembro de 2012

Qual geração de animes você prefere?

Há muito para se falar sobre as gerações de animes, mas vou me ater na atual e na anterior, focando em seus principais títulos. A anterior começou nos anos 80 e foi até meados de 2000. A atual começou um pouco antes de 2000 e, obviamente, dura até hoje. Ambas as gerações possuem um estilo próprio, mas é possível ver semelhanças em seus temas como fantasia, mundo espiritual e heróis sem poderes.

Deixando de lado a classificação, quatro animes dominaram em cada uma dessas gerações. Eu falarei um pouco sobre cada um deles nesse post, e no futuro cada um ganhará seu próprio espaço. Não importa no mundo de qual anime de qual geração esteja, o protagonista sempre carrega um senso forte de justiça e amizade. Os animes da antiga geração são: Dragon Ball, Rurouni Kenshin (Samurai X), Yu Yu Hakusho e Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco). Os animes da atual geração são: Fairy Tail, Naruto, One Piece e Bleach.


Dragon Ball: num mundo em que dinossauros e tecnologia avançada se misturam, existem as 7 esferas do dragão que quando são juntadas invocam o grande dragão chamado Shen Long, que irá realizar o desejo de quem o chamou. Inicialmente sozinho, o pequeno Goku, que tem a esfera de 4 estrelas, é encontrado por Bulma, que possui o radar do dragão, um aparelho que rastreia as esferas. Por não querer se separar de sua esfera que foi um presente de seu falecido avô, Goku parte com Bulma atrás das tais esferas e a partir daí suas aventuras começam.

Rurouni Kenshin: ambientado no mundo real, no começo da Era Meiji, no Japão. Após viver como assassino profissional pelo governo, Kenshin Himura decide nunca mais matar ninguém, para isso vaga sem rumo e direção até chegar no Dojo da jovem Kaoru Kamiya, local em que se instala e passa a viver em paz. Mas o surgimento de velhos e novos inimigos fará com que Kenshin branda sua espada para proteger seus amigos.

Yu Yu Hakusho: ambientado no Japão atual (da época). Ao contrário dos outros protagonistas, Yusuke Urameshi é um típico adolescente rebelde sem causa, mas para o espanto de todos, um dia, para impedir uma criança de ser atropelada, ele morre em seu lugar. Antes de partir para o seu descanso eterno, o jovem descobre que ainda não era sua hora de morrer, mas para voltar a viver, ele precisará provar que é bom e que as pessoas ao seu redor sentem sua falta. Com sua mãe, a garota que gosta dele, Keiko, e, surpreendentemente, seu maior rival, Kuwabara, mostrando indignação com sua morte, Yusuke é ressuscitado, mas com uma condição: ser um detetive espiritual e resolver casos para impedir que os demônios invadam a Terra.

Saint Seiya: também é ambientado no mundo real e atual, mas sua história é fantasiosa. Baseado na mitologia grega, esse anime conta a história dos cavaleiros que protegem a jovem deusa Atena e a humanidade dos deuses e cavaleiros maus. Apesar de ser da antiga geração, Cavaleiros dura até hoje, com mangás e animes novos.


Fairy Tail: em um mundo onde a magia é utilizada pela maioria, são criadas guildas para dividir e organizar os magos, que são contratados para ajudar as pessoas com seus poderes. A guilda Fairy Tail está sempre se metendo em confusão e quebrando tudo por onde passa, mas por possuir magos poderosos, também estão sempre lutando e derrotando as banidas guildas das trevas. Além do tema magia, esse anime conta com personagens engraçados e uma ótima narrativa.

Naruto: aqui a ideia é um mundo de ninjas, que usam técnicas e armas para vencerem seus oponentes. Quando o grande demônio Raposa de Nove Caudas atacou, os grandes ninjas da vila conseguiram aprisionar o espírito do monstro em uma criança chamada Naruto. Crescido, Naruto se tornou um ninja impulsivo e agitado, que só tem um objetivo: se tornar o mais forte de todos os ninjas.

One Piece: seguindo o tema de fantasia, aqui temos um mundo de piratas. O maior de todos os piratas escondeu todo o seu tesouro antes de ser capturado e enforcado pela marinha. Antes de morrer, ele deixou um aviso para todos os piratas, falando sobre seu imenso tesouro e desejando sorte a todos. Conhecido como One Piece, o tal tesouro passou a ser a meta de todo pirata da chamada Era dos Piratas. Vinte anos depois disso, um jovem chamado Monkey D. Ruffy decide ir atrás do One Piece e se tornar o Rei dos Piratas.

Bleach: mais um com enredo espiritual. Kurosaki Ichigo, após uma série de eventos, se torna um Shinigami (deus da morte) e precisa cuidar do fluxo de almas entre a Terra e o mundo espiritual.

E então, após essa breve e fraca sinopse sobre os quatro mais de cada geração, você já sabe qual geração de anime é a sua preferida?

5 comentários :

  1. Sem dúvidas a melhor é a antiga geração.
    Dragon ball e cavaleiros do Zodíaco marcou minha infância. São animes nota 10.
    A geração atual não chega nem aos pés. rsrs
    Gostei do post!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Das duas gerações, posso citar 2 que me cativaram mais...

    Cavaleiros do Zodíaco e Bleach, ambos fizeram história no mundo otaku e fora dele.

    Ótimo post man!

    ResponderExcluir
  3. a antiga cavaleiros do zodiaco ,dbz,yuyu hakusho e samurai x marcaram a minha infacia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei que o post é antigo mas vou comentar mesmo assim.
      O que diferencia é que a geração anterior tinha mais liberdade de expressão e usava de violência para se aproximar mais de um mundo real....

      Seya, Kenshin, Kakaroto e Yusuke lutavam para proteger o que lhes eram mais importante com o uso da força bruta...

      A nova geração vem sem poder mostrar violência explicita graças a censura...
      Natsu, Ichigo, Naruto e Luffy tem que vencer mais na base do abalo psicológico do que na porrada..o que faz muitas vezes uma batalha que deveria ser épica ser só mais uma.

      Mas não tem apens esses animes da antiga e da nova que são bons...

      HunterxHunter, Neon genesis Evangelion, Berserk, Claymore, 07 ghost, ao no exorcist, beelzebub, Shijou Saikou no deshi Kenichi só pra citar alguns também marcam por seu conteúdo e sua história.


      Excluir