quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

E quando não tinha internet?

A internet é mesmo algo incrível, não é? Ela conecta pessoas do mundo inteiro; te ajuda a manter contato com aquela pessoa que você não tem tempo de ver ou mesmo ligar; facilita compras e pagamentos. Entretanto, ela nem sempre esteve aí. Num país como o Brasil em que as coisas de fora costumam demorar para chegar, a internet não foi exceção, principalmente nas camadas populares. Apesar de ter algumas (poucas) aulas de informática na escola, só fui de fato ter um computador no fim de 2003.


Eu mal sabia mexer e só o usava para jogar pinball e paciência. No pouco tempo em que eu podia usar a internet (era discada, logo pagava por tempo de uso), procurava mais jogos. Enfim, acabei fugindo do foco. A ideia é que, antes dela, eu vivia muito bem. Jogava futebol com a galera na rua; andava de bicicleta; passava o dia assistindo televisão (sim, a mesma televisão que hoje desprezo), afinal quem nunca parou para ver A Lagoa Azul e Curtindo a Vida Adoidado, dois clássicos da Sessão da Tarde?

Eu tinha um caderno de desenhos, no qual eu desenhava todo ano. Na verdade, era um caderno diferente por ano. Lembro de passar dias inteiros desenhando. E depois ainda pintava. Quando cansava, brincava com meus bonecos de ação e entrava em um mundo só meu. Não tinha insônia e acordava cedo para ver os desenhos da TV.


Não acreditaria se me dissessem que eu seria como sou hoje. Não consigo ficar um dia sem acessar a internet; dependo dela para praticamente tudo; tenho preguiça de fazer coisas que não possam ser feitas em um computador; não saio do computador para assistir TV (quando assisto TV). Às vezes, pergunto como cheguei a esse ponto e se há alguma maneira de voltar a ser como era. Talvez haja, mas talvez eu já não tenha mais solução. A internet me dominou e agora já era!

2 comentários :

  1. A internet, como todas as coisas que existem nessa vida, tem seus pontos negativos e positivos. As vezes precisamos colocá-los em uma balança, pra saber qual caminho é o melhor. Pra mim, esses tipos de brincadeiras que você citou, são mais saudáveis para uma criança, do que ficar o dia inteiro em frente ao computador. Já pra um adulto, a situação muda, pois muitos dos nossos compromissos, exigem o apoio do computador. Enfim, é complicado, mas é um assunto interessante, para reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a internet vicia, tenho saudades de quando eu era criança, não tinha preocupações. Quando criança eu adorava brincar de pega-pega, desenhava muito. Futebol todo dia depois da escola. Hoje vejo crianças brincando na rua com seus bonecos, jogando bola e logo penso:
    __Será que futuramente elas serão como nós somos hoje? será que elas estarão no nosso lugar no futuro?

    Só Deus sabe!

    Adorei o post, gostei muito do seu blog.
    Abraços

    Lyu somah
    http://lyusomah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir