sábado, 12 de março de 2011

Seleção natural ou aviso divino?

Desde o século passado, a natureza tem se rebelado agressivamente contra o homem. Furacões na América do Norte, enchentes no Brasil, frio intenso na Rússia, terremotos em várias partes do globo, entre outros. Sempre que algo assim acontece, os governantes que deveriam ser responsáveis pela segurança pública dão alguma desculpa e dizem que da próxima vez estarão preparados. Reuniões entre todos os países são realizadas, mas de nada adiantam, pois nada é feito ou mudado para evitar outro desastre natural.
Darwin diria que isso nada mais é do que a seleção natural, que segundo ele é a sobrevivência do mais forte e esses eventos ocorrem para "selecionar" os mais fortes, no caso, os sobreviventes, assim como é na natureza. De um ponto de vista mais prático e menos emocional, se todas as pessoas que morreram em desastres naturais estivessem vivas, estaríamos caminhando para a concretização da teoria de Malthus, na qual ele diz que no futuro ficaríamos sem ter o que comer, pois a população cresce em progressão geométrica e os alimentos que ela consome em progressão aritmética. Por outro lado, não seria isso um aviso divino? E se a cada catástrofe desse tipo que acontece, Deus estivesse nos dizendo para cuidarmos mais do planeta, nos preocuparmos em ajudar mais uns aos outros e não só a nós mesmos?
Nos EUA periodicamente tem furacões, e nunca muda nada, é como se fosse o primeiro furacão sempre, e olha que estamos falando dos EUA hein! Agora descendo um pouco, chegamos no Brasil, e temos a oportunidade de um déjàvu, em Santa Catarina, no vale do Itajaí, tivemos aquela tempestade devastadora há uns dois anos atrás, só que isso já havia acontecido nos anos 60 ou 70, quer dizer, não fizeram nada porque não quiseram né, porque tempo tiveram. No final de 2004, teve aquele grande tsunami (onda gigante em japonês), que atingiu o Sri Lanka e o sul da Índia. O mundo inteiro se dispos a ajudar, mais uma vez, foram realizadas reuniões na ONU, para evitar futuros tsunamis ou pelo menos estar preparados para eles. Hum... será que funcionou? Quem viu, leu ou acessou os jornais ontem, sabe que não. Mais um tsunami, mas agora, olha que ironia, no Japão, vindo logo após uma série de tremores, ele pegou os japoneses de surpresa, peraí, surpresa? Mas como? Pois é, parece que nunca teve um tsunami antes no mundo, e que eles não são tão inteligentes e espertos como aparentam.
O pior nesses desastres não é o que eles destroem, mas as vidas que são perdidas. E ninguém faz nada, é sempre a mesma coisa. E o mais incrível é que são pessoas inocentes que morrem, você não ouve notícias de que um tsunami acertou e destruiu um presídio, não deixando nenhum sobrevivente, nem que um avião transportando os políticos mais corruptos do país sofreu um acidente e explodiu no ar, sem chance de sobrevivência, menos ainda que ocorreu um surto de dengue numa favela do Rio, e só os traficantes e bandidos morreram. Não, o que se tem notícia é de mulheres grávidas morrendo afogadas em enchentes, crianças de 5 ou 6 anos presas em árvores durante um alagamento, idosos morrendo dormindo durante uma tempestade ou um furacão. Até quando vamos esperar para fazer alguma coisa? Até que todas as pessoas boas morram e só sobrem as pessoas de má índole e mau caráter? É o que parece...

4 comentários :

  1. ahaaam
    so vejo pessoas diser que é tudo culpa do homen!
    terremoto nao tem nada aver !!
    isso acontece por causas da placas e bla bla bla!!!
    nao temos culpa sobre ESSE fenomeno

    ResponderExcluir
  2. O carinha de cima nem parece que leu o texto, pelo que eu entendi é que as pessoas deviam estar mais preparadas para esse tipo de acontecimento e não que elas poderiam impedir. Agora comentando: E como minha avó costuma dizer: " A gente apanha e não aprende." Essas situações só se repetem porque continuamos a colocar "idiotas" no poder.

    ResponderExcluir
  3. Em momento algum eu disse que o terremoto é culpa do homem, o meu ponto é que o homem nunca está preparado para os fenomenos naturais, por mais vezes que eles aconteçam, tanto avanço na tecnologia e pra que? Pra ver a natureza destruir. Eu poderia fazer um post maior do que eu fiz só com esse seu comentário, mas não farei isso. Só pensa, por que ao invés de tentar ver imagens em 3D, não tentamos criar um meio de suportar um tsunami sem perder centenas de vidas?

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu não acredito nessa coisa de aviso divino. Nem sei se concordo exatamente com essa a seleção natural nessa aplicação.
    Acho que não tem essa de bom ou mal, o acaso é quem rege tudo isso. Mas não sou alienada o suficiente para dizer que não há culpados quanto ao problema, já as consequências, uma hora ou outra atingirão a todos.

    ResponderExcluir