sábado, 10 de março de 2012

Como lidar com a tristeza?

Confesso que é bem difícil para mim, ficar triste. Pois para mim, a tristeza é algo que te possui e te consome por alguns bons (ruins) dias. E eu nunca fiquei tanto tempo assim. Mas o pouco que fiquei me convenceu que não é um sentimento que eu gostaria de sentir novamente. Sei, porém que será inevitável e um dia irei senti-la. O que fazer então? 


Entregar-se e deixar-se dominar não é uma boa ideia. Quando eu fico triste, seja pelo que for, tento procurar algum lado positivo na situação ou penso no ocorrido por um tempo e vejo o que eu poderia ter feito para evitá-lo. Caso, eu tenha feito tudo ao meu alcance, procuro fazer algo que me alegre e que me faça esquecer a tristeza. Conversar com os amigos e dar risada é uma maneira.

Assim como a raiva, a tristeza é um sentimento que possui vários jeitos de confrontamento, mas ao contrário, não acredito ser bom ficar remoendo o motivo do que o deixa triste. Tristeza é uma reação automática, mas não deve ser levada a longo prazo. Seja o que for que deixe assim, alegre-se, a vida é muito curta para perdermos (muito) tempo ficando tristes. 

13 comentários :

  1. Eu lido com a tristeza, simplesmente lidando.
    O que quero dizer com isto, se estou triste, EU ME PERMITO estar triste, tendo consciência que a vida não é sempre azul e tenho que enfrentar estes momentos.
    Não me deixo afundar, tampouco sorrio enquanto triste, pois isto seria tentar enganar a mim mesmo e, quando estou realmente triste, não consigo interagir com amigos, nem tentar me alegrar, fico na minha e tudo acaba por fluir naturalmente.
    Eu vivo a tristeza até ela se cansar.
    Contanto, é um processo meio perigoso, porque se você não tiver muito autocontrole, pode acabar se vitimizando e isto sim, leva a pessoa para o fundo do poço.
    Eu acredito que já tenha adquirido autocontrole suficiente para encará-la. Mas claro, tenho ciência também que não sou imbatível. Apenas não consigo fingir. Como dizia Renato Russo: mentir para si mesmo é sempre a pior mentira, portanto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sábias suas palavras... e minha tristeza é exatamente essa! ela se prolonga e eu me vitimizo... e aos poucos vou me afundando...

      Excluir
  2. Para mim a tristeza é como qualquer outro sentimento, e quando a sinto, deixo-me ficar inebriada com ela e depois simplesmente a supero. Porém nunca deixo a tristeza me dominar por completo e se instalar por dias.
    Acho que devemos saber lidar com a tristeza sim, cada um à sua forma, sem que nos deixemos afundar por completo e acabar caindo em uma depressão. Mas a tristeza está por aí a fora e se deparar com ela é... inevitável.

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. tristeza é como qualquer outro sentimento, porém mais chato e desagradável tente lidar com ela como se fosse qualquer outro sentimento, às vezes funciona... :) (Adorei o blog, não li todos os posts mas os que li, gostei) =)

    ResponderExcluir
  4. A tristeza é o mais recorrente dos sentimentos, infelizmente. Ao contrário de amar, nutrir a tristeza, mágoa, é mais fácil para a mente. Aceitar o que não é confortável é mais confortável do que reverter a situação. Porém a queda da tristeza em prol da alegria é recorrente quase que na mesma proporção da sua existência, afinal as alegrias são até mais intensas quando compensam uma tristeza assim como um dia de sol surge mais vibrante depois de uma tempestade!

    Ricky (meu novo amigo virtual), parabéns pela postagem e pela grande reflexão proporcionada através da leitura desse seu texto, assim como outros já postados aqui no blog!

    Um beijo!
    http://ok-whatever-ok.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, a melhor maneira de espantar a tristeza é com os amigos. Mas sempre os evitamos quando estamos tristes, e quando estamos tristes queremos melhorar (paradoxo!).
    Concordo contigo, a tristeza tem que passar. Aliás, a vida continua não é?
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ricky,
    A tristeza faz parte da nossa vida. A gente fica triste por uma frustração em perder algo que queremos muito: um emprego, uma promoção, uma oportunidade, uma amizade, um amor, um bem... Cada uma tristeza com sua intensidade. Eu me permito ficar triste, bebo-a lentamente, pois ela me fortalece, me revigora, me quebra por dentro para eu me regenerar. O que não se pode permitir é deixar a tristeza te empurrar para uma depressão, pois essa é muito além da tristeza, é uma doença na alma, causada por uma ferida que não cicatrizou... Quando estou triste, meu suspiro é mais profundo, me fecho ou pouco pra balanço, e pra enlutar meus ais.
    Beijokas doces
    Conheci seu blog pelo facebook.
    www.palavrasaobelprazer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. É Ricky... a tristeza faz parte da vida. Durante a vida passamos por "altos e baixos", momentos felizes e momentos tristes. Mas o lado bom da tristeza é que ela te ensina muitas coisas, como por exemplo, não cometer o mesmo erro novamente.
    Nem tudo na vida é um mar de rosas né? rs

    gostei do post.

    ResponderExcluir
  8. Rickynho, acho que todos nós temos momentos assim, de tristeza. Entendo como algo que acontece naturalmente. MAs, é importante sabermos lidar com esse tipo de sentimento, para que não tome proporções absurdas.

    Eu tenho momentos(não muito) de melancolia, sabe!? Acho que nessas horas aproveito para refletir mais sobre a vida. Sinto-me melhor.

    Bjkss

    ResponderExcluir
  9. Assim como joicy, a maioria dos meus momentos de tristeza acabam se convertendo em momentos de reflexão. Momento de tentar me entender e entender a outra pessoa (nem sempre consigo entender o outro).
    Eu fico triste, por um ou dois dias - as vezes -, depois ligo o "foda-se". O problema é que sempre acontece alguma coisinha pra me irritar, ou me deixar triste, ou as duas coisas juntas. Kkkkkk.
    A graaaande maioria, eu relevo, mas sempre tem alguém que, de repente, acerta onde o calo aperta.
    Malditos ninjas, mal posso ver seus movimentos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que fico muito triste para uma pessoa de 16 anos, sabe? Acho que quase todo dia eu tenho uma pontada de tristeza, e quando o dia termina, é como se eu achasse uma resposta... às vezes não. Dar risada é uma maneira de acabar com a tristeza, porém, se não ocorrer espontaneamente, ainda deixa um vazio. Gosto de matar a tristeza cantando (ou dançando aquele forrozinho bom. Fazer o que sabe e o que gosta é uma forma de recuperar as forças, se sentir amado e importante. Minhas lágrimas de tristeza sempre vem acompanhada de lágrimas de alegria, seja qual for a dor.

    ResponderExcluir
  11. Muito bons os comentários sobre a tristeza, especialmente aquele do leitor Christian quando diz: "...se estou triste, EU ME PERMITO estar triste, tendo consciência que a vida não é sempre azul e tenho que enfrentar estes momentos."
    Também penso assim. A gente tem de se permitir estar triste. Curtir a tristeza até que fiquemos enjoados dela.
    Certa vez, Artur da Távola, o saudoso escritor brasileiro escreveu-me num e-mail algo bem próximo disto: "Eu não mato a saudade; vivo-a". Talvez o mesmo conceito valha para "A tristeza tem de ser vivida; até que nos enjoemos dela..." O que não significa que devemos alimentá-la, mas extraí-la a qualquer preço, jamais.
    Não existe nada mais chato do que ficar ouvindo coisas como "Não fique triste", "Deixa disso" etc.
    Enfim, é isto. Mas acho também que podemos combater nossa tristeza olhando um pouco para fora do nosso "eu". Veremos que não somos "privilegiados: tristeza não ataca só a gente.
    Enfim é só.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei essas palavras finais... mas a tristeza me consome...

      Excluir