domingo, 23 de junho de 2013

O que está faltando nos protestos?

O motivo estopim que iniciou os protestos do país, e talvez o pedido mais "fácil" de ser atendido, foi a redução das tarifas de transporte coletivo que já aconteceu. E agora como prosseguir? Bom, isso já aconteceu também. Os protestos continuaram com suas outras reinvindicações, que, cá entre nós, eram meio vagas. 'Abaixo a corrupção' por exemplo, esse é um tópico tão extenso e difícil de ser arrumado a curto prazo.

Impeachment da Dilma também não vai resolver nossos problemas. Eu acredito que seja necessário uma reforma política total, o que inclui a presidenta. A partir daí, dá para começar a mudança nacional. Enquanto isso, é preciso também melhorar o modo de protestar, as manifestações não-violentas estão tendo cada vez mais focos de violência.


Essa dica é para a polícia, em vez de ficar protegendo as assembleias e prefeituras, fiquem de olho nos estabelecimentos locais. As pessoas que dependem de seus restaurantes, farmácias, mercearias, vão sofrer muito mais do que os políticos para arrumar todos os danos. Os policiais tem que lembrar que eles também são povo. Eles deviam estar juntos no meio dos protestos.

Então, talvez seja preciso um pouco de estratégia e definir melhor o que queremos e ir um passo por vez. Todas as grandes capitais clamaram ao mesmo tempo pela redução das tarifas, o mesmo deve ser feito com os outros tópicos. Por exemplo, na minha opinião, o próximo deveria a saída do Renan Calheiros do Senado, sem direito a nada. Se focarmos só nisso, com protestos ao mesmo tempo novamente, eles vão aceitar. Eles baixaram as tarifas, agora já sabemos que com um pouco de pressão eles fazem o que queremos, vamos aproveitar isso.

Um comentário :

  1. O elemento que está faltando, na minha opinião, é a organização aliado à definição de um ideal pelo qual lutar.

    ResponderExcluir