segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Dar ou receber?

Fim de ano é época de trocar presentes, seja no natal ou em amigo secreto, ou em amigo secreto no natal. De alguma forma, alguém sempre ganha pelo menos um presente. Existem três tipos de pessoas para essas situações: aquelas que gostam de só receber, não se importando em comprar nada para ninguém; aquelas que só dão algum presente se forem receber outro em troca; e aquelas que não se importam se vão ganhar algo ou não, elas gostam mesmo é de presentear.


Quando eu era pequeno, me encaixava no primeiro tipo, mas conforme fui crescendo, passei a ser do segundo tipo, e hoje, sou do terceiro. Não sei como aconteceu, mas em alguma parte da minha vida, eu passei a gostar de dar presentes independentemente de vir a receber outro ou não. É muito legal ver a reação da pessoa ao receber e gostar de um presente. Essa é a melhor recompensa.

Se a pessoa quiser me dar um presente, será muito bem vindo, mas quando eu dou presente para alguém é porque eu quero, não porque espero algo em troca. A minha sessão de troca de presentes já começou. Eu ganhei umas coisas bem legais. E até agora, acertei todos os presentes que dei.

E você? Se encaixa em qual tipo de pessoa? Prefere dar ou receber?

Um comentário :

  1. Eu acho que a vida sempre é uma troca, mas não podemos dar presentes esperando receber em troca; Eu gosto de dar presentes para as pessoas que gosto. Nunca espero receber, mas quando recebo fico feliz.
    Uma vez eu fui ao aniversário de uma amiga muito querida. Eu estava a zero. Dinheiro contato para a gasolina e uns trocados. Com estes trocados comprei uma pedra que eu sabia que ela gostava (olho turco). Tirei o barbante de um brinde e a argola de um chaveiro e montei um chaveiro para ela.
    Eu quis explicar, ela não deixou e falou-me com lágrimas nos olhos: Foi o melhor presente que ganhei.

    ResponderExcluir