terça-feira, 25 de outubro de 2011

Viram a ponte do Rio Negro?

Foi construído mais um grande feito arquitetônico no nosso querido e amado Brasil varonil. Realmente era necessária uma ponte para fazer a ligação entre Manaus e Iranduba, isso é um fato que ninguém pode contestar, mas precisava ser tão cara? Ta bom que o orçamento começou razoável, mas no fim praticamente dobrou. Aí surgem os porquês: "Ah, teve cheia do rio e ficou parado por um tempo."; "Ah, precisamos de mais trabalhadores e material.". Tudo bem, essas coisas podem mesmo acontecer, mas estamos falando de Brasil, o lugar em que qualquer obra desse porte é motivo pra se ganhar um por fora. Falando em material, pra que tanto? Acho que todos leram a matéria que diz que com a quantidade de aço e concreto utilizado na construção da ponte, poderiam ser feitos 3 estádios do Maracanã. Não são 3 Engenhões, nem 3 Pacaembus ou 3 Morumbis, são 3 MARACANÃS!!! Não sou engenheiro, mas tenho certeza que poderia ser feito com menos.


Não me interpretem mal, não estou aqui criticando a construção da ponte em si, pois como já foi dito, era uma necessidade da região, mas estou sim querendo saber por que tantos gastos? Uma ponte não precisa ter luxo e sim funcionalidade, firmeza, segurança. Mas pra isso não precisa gastar 1.099 bilhão de reais. Ah, eu me esqueci, é que o país ta com dinheiro sobrando e não tem mais nada com que gastar, não tem milhares de adultos e crianças morrendo de fome, jovens e idosos morrendo por falta de atendimento em hospitais, aumento de criminalidade e marginalização na adolescência, não, não temos nenhum desses problemas, então vai lá pode gastar à vontade com a ponte.


Ela é grande né? Também achei, são 3.595 metros de extensão. Eu acredito que o governo poderia ter gasto menos com essa ponte e deveria se preocupar em atrair mais pessoas para ir morar na região norte. Não vivem falando que a região sudeste está saturada, que São Paulo vai parar? Então por que não criam atrativos para essas pessoas se mudarem? Se eu morasse em São Paulo e uma cidade do Amazonas tivesse tudo que a terra da garoa tem a me oferecer menos o trânsito e a multidão de pessoas, eu me mudaria na hora.

Falta tanta coisa para o nosso governo ser melhor que eu nem vou enumerar aqui, mas falta também para o povo e é muito simples: é parar de engrandecer as obras do governo porque eles não fazem mais que a obrigação deles e cobrar sempre mais, porque o Brasil ta longe de ser um país justo e igual para todos.

Minha amiga e também blogueira Laura Sodré fala e explica um pouco mais sobre esse assunto em seu blog "inlegau":  http://inlegau.blogspot.com/2011/10/ponte-do-bilhao-e-aumento-na-tarifa-do.html

5 comentários :

  1. Infelizmente estamos longe do ideal...
    Ainda mais vendo situações e hipocrisias tão evidentes!

    ;P

    Belo post!

    ResponderExcluir
  2. ótimo post. Concordo com o que li...
    mas que a ponte ficou bonita, ficou! (eu sei, não é esse o ponto... :P )
    MAS, devo reafirmar o que foi dito, cara demais...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, 3 bilhões numa ponte, cheiro de obra superfaturada ...

    https://urbanamobilidade.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Infelismente as coisas sao assim , eles querem fazer sempre algo qe vai gerar lucro pra eles em algum momento , pouco se importam se alguem nesse momento passa fome , dorme na rua e tals
    achei umprtante sua visao critica , tb sou assim e penso que se as pessoas do mundo se importassem mais com as coisas ao nosso redor talvez pudessemos mudar algo !

    olha se quiser trocar cliques no adcense adc meu msn meninasmulheres_blog@hotmail.com

    http://meeninasmulheres.blogspot.com/2011/10/pintinho-e-pintinha.html

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda acredito que mesmo com o luxo, embora desnecessário, o valor seria bem mais baixo se a obra fosse realizada com honestidade.

    ResponderExcluir