segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Escravo


– A minha vó bate mais forte que isso. – disse Rubens, depois de levar um soco que lhe sangrou a boca.
– Vai com calma, Ônix, deixe um pouco de forças para que ele aguente o dia de trabalho amanhã. – disse o Coronel Severo Vespertino.
– Sim, sinhô, Coronel. – respondeu o negro, indo desamarrar o jornalista.
Solto, Rubens foi jogado num casebre com várias esteiras no chão e uns 30 outros homens dentro. Josué, um dos que ainda estava acordado foi falar com o jornalista.
– O sinhô não devia ta aqui, não era pra ser assim. Eu nunca devia ter mandado aquela carta. – disse o rapaz.
– Não diga isso. Eu vim porque quis e sei exatamente como sair daqui e acabar com a festa desse Coronel. – disse Rubens, limpando o sangue.
– Como? Sua mochila como todo o equipamento foi apreendido. Deve ta tudo destruído agora. – Josué lembrou.
– Não está não. Tenho certeza que o Coronel está mantendo como um troféu. Eu só tenho que ir lá e pegar. Confie em mim. – ele disse, sorrindo.


Pouco mais de um mês depois de voltar da Amazônia, Rubens recebeu uma carta vinda do norte da Bahia. O assunto o interessou tanto que o rapaz não pensou duas vezes e decidiu ir confirmar a história.
– O que você vai fazer na Bahia? – gritou Beneton, o chefe de Rubens.
– Tirar umas férias, você não vive dizendo que eu preciso?
– Não brinque comigo, Fonseca. Que matéria vai ser dessa vez? Não é tráfico de animais de novo, não né? – perguntou o editor-chefe.
– É claro que não, você sabe que eu não repito um assunto.
– Eu já te disse mil vezes, nosso jornal é local, por que você não faz uma matéria aqui em São Paulo mesmo? – esbravejou Beneton.
– Porque isso é o que todo mundo faz. Agora deixa eu ir, se não eu perco meu vôo. Tchauzinho. – ele disse, acenando e saindo. – Tchau Carla.
– Aonde ele ta indo? – perguntou a moça ao passar por Rubens.
– Se meter em confusão, com certeza. – Beneton respondeu.
No avião, Rubens releu a carta e tentava não acreditar no que estava lendo, queria que aquilo tudo fosse mentira e não existisse. Pela primeira vez na sua vida, ele queria que tivessem pregando uma peça nele. Ele simplesmente não podia acreditar que ainda existiam escravos no Brasil.
Ao chegar à pequena cidade de Esperança, Rubens foi andar para fazer sua investigação. Ele notou que o povo era muito fechado e ninguém se dispunha a lhe dar muitas informações. Era como se estivessem com medo de algo ou de alguém, que ele veio a descobrir depois ser o Coronel Severo Vespertino. Então, ele só precisou ligar os pontos. Uma cidade com um povo recluso e amedrontado pela figura de um senhor de fazenda.
Ele fez uma viagem no tempo e estava no Brasil colonial. O que mais comprovava sua teoria foi o nome da grande fazenda do Coronel Vespertino, Império Colonial. O mais irônico era o nome da cidade, Esperança. Talvez ele não tivesse recebido a carta de Josué por acaso, talvez coubesse a ele, Rubens, levar esperança aquele povo humilde.
– É uma honra poder entrevistar o senhor, Coronel. – disse Rubens.
– Obrigado. De onde o senhor é mesmo? – perguntou o Coronel.
– O Diário de Salvador, o jornal mais lido da capital. – respondeu Rubens. – Podemos começar?
– Quando quiser. – o Coronel disse prontamente.
Rubens começou a entrevista de um modo tranquilo e foi aumentando o nível das perguntas conforme conquistava a confiança do entrevistado. Então achou que estava na hora de chegar à parte importante e perigosa.
– Acho que estou satisfeito, Coronel. Agora, o senhor se importaria de eu tirar algumas fotos de sua propriedade e de seus empregados? – ele pediu.
– Na verdade, eu me importo sim. Acredito que o senhor tem todo o material que precisa para a sua reportagem, senhor Fonseca. – respondeu o Coronel, friamente e se levantando. – Retire-se, por favor.
Era a resposta que Rubens esperava. O jornalista fez questão de ser visto tirando foto do lugar pelos capatazes do Coronel. Sem o testemunho da população urbana, ele se viu obrigado a buscar informações por ele mesmo, da pior maneira possível.
– Ocê não ouviu o que o Coronel disse, não, moço? – bradou Ônix, pegando a câmera da mão de Rubens e puxando de volta para a casa grande. – O Coronel vai querer falar com ocê de novo e dessa vez a conversa vai ser diferente. – o negro informou, enquanto o jornalista sorria.

2 comentários :

  1. O pior é que a escravidão de fato ainda existe. Mas acho que, atualmente, não é por ser negro, mas sim por ser pobre, pela falta de oportunidade. Negros, brancos, pardos, estranheiros, todos trabalhando - seja em canaviais, fazendas ou confecções - em condições precáriaspara ganhar praticamente nada.

    Isso é muito triste.

    Que bom que Rubens está de volta. :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da volta do Rubens e do desenrolar da narrativa. To gostando cada vez mais desse jornalista, haha

    Beijos

    ResponderExcluir