sábado, 3 de dezembro de 2011

Por que existe dinheiro??

Sério, por mim podia não existir. A humanidade já viveu sem ele antes, mas parece que depois de sua criação é como se ele sempre tivesse existido. Hoje a vida de todos gira em torno dele e olha que é só um pedaço de papel (ta, tem as moedas também). Desde que eu comecei a ganhar a famosa "mesada", aprendi a dar valor no dinheiro e por muito tempo, talvez até hoje, fui conhecido por pão-duro pelos meus amigos. Já deixei de sair e comprar muita coisa que quis por causa do dinheiro, ou melhor, da falta dele. Sei que muita gente faz isso ainda e, talvez, numa escala muito maior que eu. Há alguns anos tenho podido comprar tudo o que eu quero, supondo que eu não quero tudo que acho legal, mas sempre tem aquela coisinha mais cara que se oferece pra gente.

Acho incrível como tudo nessa vida precisa de dinheiro, tem lugares que só pra entrar precisa pagar, e caro. Muitos dizem que sou muito caseiro, que não gosto de balada. Na boa, eu já tentei e no meu estado atual ou eu vou na balada ou faço gasto com outras coisas, adivinha qual eu escolhi? Além de não curtir muito balada, ela é muito cara, principalmente para homens. Ta bom que vivemos em um país controverso né? Aqui os preços dos produtos estão sempre aumentando e o salário geral não acompanha o mesmo crescimento, mas não vou criticar o Brasil neste post.


Quero falar dos efeitos e consequencias do dinheiro a nível mundial. Um bom exemplo é o que tem acontecido na Europa e EUA esse ano. É muito engraçado esses caras que mexem com bolsa de valores, eles tem um infarto e nem encostam no dinheiro. Hoje dou o mesmo valor no dinheiro que quando recebia 20 reais de mesada, mas aprendi a dar valor no que eu posso conseguir com ele: um bom momento com os amigos; com a família; um objeto, um livro ou filme que você vai ter pra sempre.

Hoje eu gastei mais de 100 reais, já incluindo alguns presentes de natal (ô época) e algumas coisas para mim também e na boa? Não me arrependo de ter gasto 1 centavo, pois tudo que comprei me fez ou ainda vai me fazer feliz (comprei coisas pra ler); vai fazer outra pessoa feliz (eu espero né, nada pior que errar um presente). Administrar dinheiro é bem difícil, ainda mais quando se tem pouco e eu admiro quem consegue fazer isso. Agradeço a Deus todos os dias por poder comprar a maioria das coisas que quero e ainda ter para dar presentes aqueles que gosto.

6 comentários :

  1. Oi,Ricky!
    Muito legal a sua reflexão a respeito de como o dinheiro (ou a falta dele)pode nos afetar.É bem verdade,que não conseguimos viver sem ele,mesmo que um dia tenhamos vivido sem.Mas,nos dias atuais precisamos dele para tudo(infelizmente).Mas,o que realmente importa é que possamos usufruir dele com sabedoria,dando valor a cada centavo que recebemos e utilizando dele para os pequenos prazeres que ele pode nos proporcionar.Seja comprando uma lembrança para um amigo,tomando um sorvete de casquinha ou qualquer coisa que nos faça feliz, não somente naquele momento,mas algo que permanecerá em nossas lembranças.Bem,chega de filosofar,espero que o meu nome tenha entrado na listinha dos mimos que te custaram R$100,00 (rssss...qualquer coisa posso te dar o meu endereço...brincadeirinha)
    Sejamos felizes com o pouco que temos.Pois,dessa maneira damos muito mais valor ao que temos.
    Bjs...
    Zilda Mara
    @ZildaPeixoto
    http://www.cacholaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkk A gente tem até bastante coisa em comum.
    Hoje eu tava pensando: Poxa, eu gostaria de viver numa ilha. Uma coisa meio "Lagoa Azul": Quer fruta? Vai pegar na árvore. Peixe? O oceano está logo ali. Roupas? Pra que, se é uma ilha deserta??
    Me cansa um pouco essa vida de dar valor ao dinheiro, mesmo eu gostando dela (admito).

    Apesar de eu ainda não trabalhar (vadia mode on) meu pai nunca foi de me impedir de comprar nada, de colocar limitações e etc; ainda assim, eu vivo calculando o dinheiro que ganho dele, antes de gastar com qualquer coisa. Não compro se não tenho a certeza de que vou poder pagar. Para ter noção, coloquei uma meta pra mim: 1 ano sem comprar perfumes, colônias e body lotions. Por mais que eu ame comprar coisinhas pra ficar cheirosa, eu já tenho litros - sério -, LITROS, dessas coisas.

    Também não gosto de balada. Até já fui, mas passar dois dias meio surda não é meu ideal de diversão, e como você mesmo citou: É caro.
    Gosto de ir pra o shopping, sentar na livraria e passar a tarde. É bom e é de graça! (mão de vaca em ação). kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Em fim, não vejo nada demais em ter controle sobre o que se gasta, mesmo correndo o risco de ser chamado de "pão duro".

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ainda existem "ilhas sociais" que vivem avessas ao capitalismo e a tantos outros sistemas econômicos, adotando um modo de vida primitivista baseado na proto-cooperação e na troca... Mesmo que em escala tão pequena estes exemplos nos provam que é sim possível viver sem dinheiro... o que torna isso tão difícil é o nosso apego ao estilo de vida extravagante que acreditamos poder comprar com ele...
    Parabéns pelo Blog e pela reflexão, estarei lhe seguindo!
    .
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/12/alphaville.html

    ResponderExcluir
  4. O mundo já é capitalista, e, nessa altura, é praticamente impossível mudar isso. O ser humano já nasce custando alguma coisa.

    Acho que a vida sem dinheiro só era propícia nos tempos da caverna, onde só havia caça e pesca, sobrevivência em geral. Só que aí algum espertinho pensou: "bem, eu vou caçar a mais do que eu preciso, porque aí vai faltar pros outros caras, então eu pego esse "a mais" e troco por alguma coisa deles que me interessa." Começaram as trocas, e depois inventaram o dinheiro. Tudo fruto de uma atitude egoísta. E hoje é um reflexo do passado. O espertinho da caverna ainda existe, e com certeza, está boiando na grana. Enquanto falta pra tantos, né...

    Enfim, nós que não boiamos na grana temos que virar pra economizar mesmo, e comprar só o necessário.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. concordo com você ricky!
    o dinheiro poderia nunca ter existido, isso iria amenizar essa violência, as guerras, acho que até a falsidade diminuiria!

    gostei do post, mostra que você é maduro.

    comenta la:
    http://errosxacertos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pode acreditar, eu já me peguei pensando a mesma coisa e até imaginei como seria a vida sem o "bendito" dinheiro: O jeito é trocar o que se produz, sejam produtos, serviços, etc. A realidade é que o dinheiro tem muito haver com: O que eu faço é melhor do que ele faz. Um exemplo: O dono de uma empresa de telemarketing ganha melhor do que um médico clínico geral do sus, melhor do que um professor, melhor do que um escritor e muitas vezes até melhor do que todos eles juntos. Eu falo isso porque meu ex-chefe já pagou R$ 3,000,00 pra entrar em uma festa, fala sério! E o que ele faz? Ou melhor os funcionários fazem: Incomodam as pessoas, oferecem coisas inúteis como se elas realmente precisassem daquilo, por isso saí de lá. Larguei meu emprego porque eu não concordava com a conduta extremamente capitalista da empresa, era um tipo de: Faça tudo por dinheiro. É o primeiro lugar que eu vejo tratar desse tema exatamente como um dia passou na minha cabeça: "Sério, por mim podia não existir. A humanidade já viveu sem ele antes, mas parece que depois de sua criação é como se ele sempre tivesse existido. Hoje a vida de todos gira em torno dele e olha que é só um pedaço de papel (ta, tem as moedas também)."
    Só pra constar, ao contrário de outras pessoas, eu gosto de moedas.

    ResponderExcluir