sábado, 17 de março de 2012

Por que tanto por que?

Toda criança tem aquela fase do "por que", que normalmente vai dos 6 aos 11 anos. Afinal, a partir dos 12, não importa a resposta dos pais, nunca vai agradar ao adolescente. Algo assim: "Mamãe, por que eu tenho que arrumar a cama quando eu levanto se vou desarrumar quando for dormir?" "Pelo mesmo motivo que você dorme todo dia sendo que vai ter que acordar no outro dia." "Isso não faz sentido. Fala a verdade!" "Você quer a verdade? Muito bem, você tem e vai arrumar porque eu to mandando!"


Com o passar do tempo, aprendi que pra nem tudo existe um por que. Até mesmo porque eu não tenho por que pra tudo. Então, eu fico com muita raiva quando converso com pessoas que conheço ou que tenho intimidade, e ao fazer uma pergunta simples, logo depois da resposta vem o "Por quê?". NÃO IMPORTA!
Quem usa msn ou o chat do face sabe que chega uma hora em que o assunto "morre", aí usa-se o artifício "O que você está fazendo?". Odeio quando respondem e perguntam "Por quê?". Poxa, você me conhece, eu te conheço, se to perguntando é PORQUE QUERO SABER!!!!!

E às vezes é uma pergunta tão banal, como o gosto musical, de filme ou como ta o trabalho. E aí surge o bendito "por que". Eu nem tenho resposta pra isso no momento da conversa. Então respondo: "curiosidade" "pra saber" "nada" "só perguntando" "to puxando assunto". É tenso! Eu realmente não entendo o uso exagerado da expressão e gostaria muito de saber, por quê?

8 comentários :

  1. Freud explica o porquê de tudo! E tem mais, se o "porque" não fosse importante, ele não teria quatro formas de existir não é?
    Porque, por que, porquê, por quê...
    E quanto a questão da criança perguntar, acho que ela somente quer um porque de volta, pois enquanto ela pergunta: "por que?" e você explica, ela continua perguntando, porque, por que, porque e por que???? Aí você perde a paciência e diz:"Porque sim ta bom??" Elas se dão por satisfeita, simples assim.
    E por que você quer saber sobre o uso exagerado do por que???
    beijokas doces e uma bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Em minha opinião, tudo tem sim um porquê. Nada é sem motivo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com "pra nem tudo existe um por que"!
    Detesto é quando a pessoa fica querendo saber o motivo de tudo! Tá, sei que sou curiosa, mas com certeza não fico perguntando "por que" toda hora! rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Os porques sempre existiram, só mudam o foco de idade para idade. Eu tento ser direta em minhas respostas para meu filho, que hoje está com 10 anos. Claro, em cada faixa etária que ele passou, as respostas tinham "jeitos" diferentes de serem expressadas! O problema é que muitos pais ficam na onda de cabo deguerra com os filhos, quando o que precisamos é tentar ser o mais direto possível nas respostas.

    bjks

    ResponderExcluir
  5. Da mesma forma que tu pergunta o que as pessoas tão fazendo por plena falta do que falar, elas vão soltar um "por que" pelo mesmo motivo, eu acho. É automática essa mania de querer explicação pra tudo, rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Ricky!
    Ah eu vivo me indagando sobre diversas coisas..mas as piores perguntas são aquelas que nós mesmo fazemos com relação á atitude de outras pessoas...
    Ah eu curto muito o Morrissey...e claro o The Smiths. Eles tem uma pegada pós-punk e as letras sempre possuem conteúdo.
    Ah não curto ler muito no pc não! Sempre me distraio com outra coisa, ou acho que to forçando minha vista e gastando energia..gosto de ler direto no papel, com calma, sentada confortável rs.
    Olha quanto a deixar opinião no blog sobre a história pode deixar que sempre farei isso quando for possível! Se eu ir tendo brechinhas de tempo, ovu lendo os capitulos anteriores e deixando comentários!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
    eu me lembro dos meus porque's, meu Deus como eu era chata!!
    minha avó sempre me contava como eu era curiosa...
    =D

    ResponderExcluir