sábado, 5 de maio de 2012

E quem não tem Q.I.?

Você já deve ter ouvido falar do significado dessa sigla, né? Quociente de Inteligência, pois bem, não é dele que eu vou falar nesse post, mas sim de outro que surgiu ao longo dos tempos, o Quem Indica. Hoje, ao se procurar emprego, por muitas vezes só o currículo não é suficiente. É preciso ter um conhecido, uma referência, quem indique. Isso é meio injusto, não acha? Afinal, para que serve o currículo então? Se uma pessoa que tem um péssimo currículo, mas conhece alguém de influência pode pegar a vaga de alguém com ótimo currículo, mas sem nenhum conhecido, para que currículo?

A entrevista é outro ponto interessante. As pessoas fazem um histórico da sua vida, perguntam suas qualidades, defeitos, RG, CPF e cor da cueca, mas na verdade vão escolher o que tiver indicação. Não acontece sempre assim, ainda bem. Algumas empresas escolhem pela universidade, outras pelas experiências anteriores, outras ainda pela performance na entrevista.


As pessoas deveriam ser contratadas por todos esses motivos como um todo e o que melhor se aprouver, fica com a vaga, mas o mercado de trabalho hoje é muito interesseiro. Se você não tem algo substancial a lhe oferecer, você já era. Eu cometi erros, dos quais me arrependo. Hoje, estou no limbo do mercado de trabalho, to empregado em uma área diferente da minha formação e tento voltar para ganhar mais, mas com a pouca experiência que tenho, sem o Q.I. ta impossível.

Não faça como eu, não perca tempo. Se você ainda está na faculdade, faça estágios e contatos, sempre converse com as pessoas e seja simpático (a). Sem perceber, você pode garantir o seu Q.I. e, consenquentemente, o seu emprego no futuro.

8 comentários :

  1. É aquela história: "Pra arrumar emprego, tenho que ter experiência. Pra ter experiência, tenho que arrumar emprego."

    Bastante paradoxal.

    E, é, eu tenho buscado ao máximo conhecer mais o povo da minha sala, os professores (apesar de uma ser transloucada), e manter contato com eles.

    Enfim, creio que o futuro será dos bons. Tu também vai se dar bem, aposto. ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. "Tresloucada", mas ok. Me fiz entender. kkkk

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, nem todo mundo tem o tal QI para conseguir um bom emprego, ou uma promoção no emprego que já tem...

    acho decepcionante ao ver que essa questão de indicação continua prevalecendo!


    bjks :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah e estou pensando sobre a possibilidade de haver mais videozinhos! hahahaha

      Excluir
    2. Ahhhhhhhhhhm e precisamos achar um disfarce para vc gravar o seuuuuu! ihihihihihi.//.. bjks

      Excluir
  4. Também entendo seu ponto de vista e acho lamentável que o QI acabe sendo mais determinante do que outros quesitos para se conseguir uma vaga. E o pior é que pessoas como você e eu (também não trabalho na minha área de formação) ficam sujeitas a agarrar a melhor oportunidade que aparecer além de se preparar para futuramente conseguir algo melhor e, de preferência condizente com a formação.

    ResponderExcluir
  5. Já passei aqui e comentei o post e só vim lhe convidar pra visitar o blog do queridão Paulo Cheng. Ele postou uma entrevista comigo. Se desejar conferir => BASTA CLICAR AQUI

    bjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  6. Oi Ricky!
    Ah concordo contigo..o QI é algo presente em todos os lugares...eu pelo menos até hoje nunca precisei de QI..entrei nos empregos pelo meu próprio esforço e estratégia de entrevista.
    Oh que isso! Fica desiludido com sessão cosplay masculina? Sacanagem rs.
    Ah fique sossegado..embora Vampire Knigth tenha um romance meio açurado, passa bem longe de Crepúsculo...pelo menos VK tem enredo bem elaborado e o mais interessante é a relação entre Kaname e a protagonista...quando descobrem o povo fica assim 0.0.
    Sim, tem cosplays na sessão que estão sendo feitos por mulheres..isso é bem comum.
    bjs

    ResponderExcluir