domingo, 23 de junho de 2013

Vamos pra rua?

Essa foi a frase mais lida e ouvida na última semana, e espero que assim continue até o país melhorar. Muitos acham que todos os protestos se iniciaram por causa do aumento da tarifa do transporte coletivo, que em São Paulo foi de 20 centavos, quando na verdade, isso foi apenas os estopim de tudo. Foi, como dizem, a gota d'água. É um fato que os políticos roubam dinheiro público para si e não investem no que deveriam, mas desde a revelação do mensalão, eles pararam de disfarçar.

Aumentam preço disso, aumentam taxa daquilo, mas o salário da população não aumenta na proporção. Já o deles, é umas duas vezes por ano, quando não mais. Deixam de investir em saúde e educação para começar projetos que não terminam. Na época de eleição então, gastam rios de dinheiro, desviam, beijam bebês e fazem promessas, mas quando eleitos não cumprem nem metade. Então, depois de anos e anos sendo roubado, sacaneado, enrolado e deixado de lado, o povo brasileiro acordou.


Acho que desde que ficou oficial que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de 2014, o brasileiro começou a enxergar melhor. Afinal, como um país que não tem um bom sistema de saúde e educação públicas, pode sediar um evento esportivo internacional? Porque até então, as desculpas dos políticos era de que não tinha dinheiro para investir em tais áreas, mas se não há dinheiro para saúde e educação também não deveria ter para a copa, certo?

Há um ano da copa e na época da copa das confederações (uma coincidência perfeita), o governo federal isentou o diesel dos transportes coletivos. Todos esperavam uma diminuição na tarifa, mas o que veio foi o aumento. Isso foi praticamente como chamar todos os brasileiros de burros em alto e bom som. Por isso, os protestos aconteceram e, apesar da maioria das capitais terem baixado a tarifa, vão continuar acontecendo. Como eu disse no começo, esse foi só o estopim, temos muito mais o que reinvindicar e muito protesto para fazer. Então, para fazermos parte da história, sentirmos orgulho de nós mesmo e ter o que contar para os nossos netos, vamos para rua?

Um comentário :

  1. As fotos, os videos, as entrevistas a respeito...tudo emociona demais. Estamos vivendo um fato histórico único. Estou muito feliz com essa atitude do povo, esse ato é algo que vale a pena..é uma forma de mostrar que não somos besta!

    Vamos para a rua?

    ResponderExcluir