quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vamos jogar um jogo?

Há mais de 40 anos surgiam os primeiros consoles de jogos eletrônicos. Um novo tipo de entretenimento para as crianças e adolescentes, além da TV, música e, claro, os seus brinquedos. Não vou aqui pormenorizar o início dos consoles, pois não é o objetivo do post. Por isso vou avançar alguns anos até o começo da década de 90, na chamada Quarta Geração dos consoles. Naquela época existiam 2 grandes consoles liderando o mercado, quem tem mais de 20 anos vai se lembrar muito bem deles, Super Nintendo (SNES) e Mega Drive (MD).


A disputa era acirrada, o MD com Sonic e o SNES com Mário, Donkey Kong, Link e cia. Mas tudo que é bom precisa evoluir e foi o que aconteceu em seguida. Com a tecnologia dos 64bits, a Nintendo trouxe o Nintendo 64, enquanto a Sega criou o Sega Saturn, que não fez tanto sucesso quanto o MD. A Nintendo seria a líder da Quinta Geração se a Sony não tivesse entrado no páreo com o Playstation. Ainda nessa geração, a Nintendo lançou o Game Boy Color.

Desde então a Nintendo ganhou um novo concorrente, a Sony, deixando a Sega em terceiro lugar. A Sexta Geração foi uma das mais recheadas de todas, pois além dos novos consoles dessas três grandes empresas, ainda teve a entrada da gigante da informática, a Microsoft. Se isso já não fosse suficiente, a Nintendo lançou 2 portáteis, sendo acompanhado pela Sony que aproveitou para lançar o seu primeiro. É claro que você já reconheceu todos os consoles dessa geração né? Não? o.O Tá bom, eu digo: Dreamcast (Sega), GameCube (Nintendo), Playstation 2 (Sony), Xbox (Microsoft), Game Boy Advanced e Nintendo DS (Nintendo), e PSP (Sony).

Depois do fracasso do Dreamcast, a Sega desistiu de vez dos consoles e resolveu se dedicar apenas aos jogos. A Nintendo também caiu de rendimento nessa geração, fazendo com que a Sony e a novata Microsoft tomassem a frente. Apesar de não ter ido bem com o GameCube, a Nintendo inovou com o NDS e se manteve em primeiro no mercado dos portáteis.


A Sétima e atual Geração revolucionou o mundo dos jogos eletrônicos. Sem mais controles com fios, que só serviam para aquele seu priminho ou priminha curiosa passar e estragar o jogo inteiro. E se o computador também tem jogos, nada mais justo que os consoles também tenham acesso à internet. Se antes jogar videogame era coisa de criança sedentária, hoje é um verdadeiro exercício. E para não perder os consumidores que eram crianças na Quarta Geração, hoje existem jogos de adultos, logo não tem essa de que videogame é coisa de criança.

Tanto a Sony como a Microsoft conseguiram se superar e se manter no patamar em que estavam na geração anterior, com os lançamentos de Playstation 3 e Xbox 360, respectivamente. Desde o apagado lançamento do GameCube, a Nintendo só era lembrada pelos seus portáteis, por isso desde então, seus funcionários trabalharam muito e chegaram a um console que superou as expectativas da maioria dos fãs, digo maioria, pois sempre tem os que não gostam. Na minha opinião, o Nintendo Wii está bem à altura dos consoles concorrentes. O que me permite dizer que na atual geração não há um líder, mas sim três grandes e bons consoles que dão aos jogadores várias opções de jogos, gráficos, jogabilidade e tudo o que você procura para se entreter, basta escolher. Já nos portáteis, a Nintendo conseguiu se manter líder inovando mais uma vez com o Nintendo 3DS. Agora é esperar o que a Oitava Geração nos reserva.

4 comentários :

  1. Oi Ricky!
    Poxa, lega você ter curtido meu top7 de rapazes de anime. Procurei explicar um pouco sobre eles de forma resumida mas de forma a fazer o pessoal entender um pouco porque curto tanto cada um. Então o anime que tem o mordomo Sebastian chama-se KUROSHITSUJI. Tem 26 capitulos e é uma obra muito boa..fiz até uma resenha sobre:http://empadinhafrita.blogspot.com/2011/03/kuroshitsuji.html. Se não me engano, os games que Leon aparece é o Resident Evil 3...e o 4...não lembro se no cinco ele aparece..mas parece que há jogos especiais da série focados nele.
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. legal seus seu post , eu era da epoca do nintendo e amava jogar cm ele , ja cm o play nem tanto !

    http://meeninasmulheres.blogspot.com/2011/10/pintinho-e-pintinha.html

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais eles se superam em suas invenções!!!

    ResponderExcluir