domingo, 6 de novembro de 2011

Retrato falado


O empresário Jonas Parvo olhava pela janela de seu escritório a rua em frente ao seu prédio e o trânsito que nela se formava, na cidade de Curitiba, quando um homem de terno e óculos escuros entrou em sua sala.
– O retrato falado ficou pronto. – disse o recém chegado.
– Ótimo, Beckert. Vamos lá ver. – Parvo disse e seguiu o funcionário alguns andares abaixo do seu, que era o último, para conferir o retrato falado.
Thiago Tonetti trabalhava na parte dos negócios mais discretos do seu chefe, por isso quando perguntavam o que ele fazia, ele apenas respondia: “Sou técnico em informática”. Era o suficiente para mudarem de assunto.
– E então, Tonetti, conseguiu alguma coisa? – perguntou Beckert ao se aproximar da mesa do rapaz.
– Sim, enquanto você e o Sr. Parvo vinham, eu coloquei o desenho que você me deu no sistema e comecei a procura. – explicou Tonetti. – E já achei uma combinação.
– E qual é? Diga logo garoto! – Parvo falou nervoso.
– Ora, veja o senhor mesmo! – disse o jovem mostrando a tela do computador, que tinha a foto de Zé Mané com todos os seus dados do lado. – O nome dele é José Manoel Ferreira da Silva, estuda Design e mora no bairro Portão. Ele é só um rapaz comum. – disse Tonetti após ler algumas respostas.


– Isso é o que ele quer você pense. Esse tipo de agente é da pior espécie, ele cria um perfil falso e às vezes até vive essa vida. Faz você pensar que é um idiota e quando você menos espera, ele te surpreende. – disse o chefe.
– Mas esse cara é zé mané até no nome. – observou Beckert.
– Ele é profissional. – elogiou Parvo. – Precisamos pegá-lo antes que ele nos pegue. Chame todo o pessoal, Beckert, e todos aqueles que nos devem algum favor. Eu quero esse zé mané capturado pra ontem. – exigiu o empresário.
– Pode deixar, chefe. Trarei a cabeça dele em uma bandeja para o senhor. – prometeu Beckert.
– Não! Eu quero ele vivo. Entendeu?
– Sim, senhor.

3 comentários :

  1. Divertida a história. Bem que Parvo é o mesmo que zé mané... em Portugal. :P

    ResponderExcluir
  2. Ahahahaha! Agora o Zé tá lascado!

    ResponderExcluir
  3. Esta parte lembra um filme do Tom Hanks, o homem do sapato vermelho.

    ResponderExcluir