sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Você acredita em Papai Noel?

Se você lê outros blogs, talvez já tenha lido algo sobre o natal ou o Papai Noel. Para muitas crianças o Papai Noel é o responsável pela entrega de seus presentes na noite do dia 24 de dezembro. Se você está lendo isso e acredita nisso, pare de ler agora, porque o que vem pela frente pode te traumatizar.

O Papai Noel é apenas um personagem simbólico inspirado num arcebispo do século IV chamado Nicolau, tanto que nos EUA, o Papai Noel é chamado de Santa Claus (São Nicolau). Em sua época, o arcebispo ajudava as pessoas que não tinham muito dinheiro, anonimamente, deixando bolsas de dinheiro nas chaminés das famílias. Agora você já sabe de onde vem e quem é, e realmente foi, o bom velhinho, mas chega de história.



Para mim todas as crianças precisam acreditar pelos menos até os 10 anos, pois essa crença faz bem para o imaginário infantil. Eu mesmo gosto de pensar que existe um velhinho que usa um conjunto de roupa vermelha, tem e viaja num trenó mágico que voa, puxado por renas e que entrega presentes para 7 bilhões de pessoas em menos de 6h pela chaminé e, isso, considerando que a maioria das moradias do planeta não possuem chaminé.

Papai Noel é um símbolo, um título, algo que podemos agregar para nós mesmos, porque no final o que importa é a reunião da família e a troca de presentes e pra isso não é preciso muito. Se você não quer que o seu filho se apegue nessa fantasia e acha que esse negócio de Papai Noel é apenas mais um meio das lojas ganharem dinheiro, tudo bem, mas depois você me diz o que você respondeu quando ele perguntou sobre quem era o bom velhinho vestido de vermelho. 

Acreditando em Papai Noel ou não, que você tenha um Feliz Natal!!!!!!!!!!!!

3 comentários :

  1. Bom, vc já sabe o que penso do bom velhinho, né!? Sempre fiz questão de incentivar essa crença no meu filho. Quando chegou o momento e percebemos que ele já estava cheio de dúvidas, percebemos que era hora de ter uma conversa franca. Ele perguntou e fomos sinceros. Acho que durou bastante, até os 9 anos e meio.

    Sobre seu comentário lá no blog, obrigada querido… já se passou algum tempo. mas, a dor sempre volta, né!? É uma pena que algumas pessoas se vão tão jovens. Deveria ser proibido, mas não há uma regra, não é mesmo!? Pois é, mesmo que algum dia essas amizades se distanciem, lembre-se do que escrevi no seu blog, nem sempre é proposital. Excelente natal para vc, tbem…
    grande beijo JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  2. O Papz Noel é apenas um símbolo. E garanto que o natal sem ele seria estranho... hahaha
    Mas é bom enquanto crianças acreditar neste mito. Acho que faz bem para a imaginação da criança. Não acreditei nele por muito tempo, sempre soube que os presentes vinham da minha família, mas minha mãe nunca desmentiu sua existência... hahaha

    Obrigada pelo comentário lá no Sook amore!

    Tenha um FELIZ NATAL Ricky!!!

    BjO

    ResponderExcluir
  3. "Eu mesmo gosto de pensar que existe um velhinho que usa um conjunto de roupa vermelha, tem e viaja num trenó mágico que voa, puxado por renas e que entrega presentes para 7 bilhões de pessoas em menos de 6h pela chaminé e, isso, considerando que a maioria das moradias do planeta não possuem chaminé."

    kkkkkkkkkkkkkkkk Como já falei lá no blog de Joicy: Meu pai, quando indagado sobre o "papai noel", me respondeu que meu papai noel é ele que paga que minhas contas. kkkkkk

    Não causou trauma, mas acho legal que crianças tenham a oportunidade de acreditar em "mágica" em coisas inexplicáveis. Também acho que o mundo infantil pode e deve ter dessas coisas. Crianças devem se sentir instigadas.

    ResponderExcluir