quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Reconhecimento

Joel, Luiz Facada e Tecno Léo desceram do ônibus, andaram mais um pouco e pararam em um semáforo, esperando o sinal verde para poderem atravessar a rua e entrar no Park Shopping Barigui.
– Você não está pensando em roubar o Shopping Barigui, ta? – Luiz perguntou apreensivo.
– É claro que não to pensando em roubar o Shopping. Isso seria muita insanidade e não teríamos tempo de sair dali antes dos policiais chegarem.
– Então, o que viemos fazer aqui? – Tecno Léo perguntou.
– Nós vamos roubar as joalherias do Shopping Barigui. – disse Joel.
– Você ta louco cara, completamente louco. – disse Luiz.
– É, talvez eu esteja mesmo. – concordou Joel.
Alguns dias antes, Joel pediu para que Tecno Léo colocasse câmeras em objetos que eles pudessem usar, de modo que a visão fosse a mesma que eles estariam tendo. Após pensar um pouco, ele decidiu por em um óculos, um boné e uma caneta, que deveria ser usada juntamente com um paletó.
Tecno Léo escolheu o óculos para si, já que ele tinha feito achou justo poder escolher primeiro. Luiz Facada ficou o boné e Joel com a caneta. Quem via os três juntos não entendia como pessoas tão diferentes podiam ser próximas. Luiz parecia um “mano”, Léo parecia um nerd, e Joel, um empresário de sucesso. Ao entrar no shopping, eles se separaram.

A entrada pela qual eles chegaram era numa das pontas da grande estrutura. A partir dali seria perfeito para executarem o plano de Joel. Ele não precisou dizer muito para que seus colegas entendessem o que ele havia pensado.
– Eu não posso falar muito e nem alto. – ele começou alguns metros da entrada. – A ideia é a seguinte: vamos entrar em todas as joalherias e filmarmos o máximo que conseguirmos do local. – após dizer isso, eles entraram no shopping.
Havia um corredor principal e à esquerda uma bifurcação, que era mais estreita. Joel seguiu à direita do corredor principal, Tecno Léo seguiu à esquerda e Luiz foi pela bifurcação. A primeira loja que Joel encontrou pelo caminho foi a Boutique da Prata. Ele entrou e foi muito bem atendido.
– Boa tarde, senhor, posso ajudá-lo? – disse uma atendente muito simpática.
– Pode sim. – respondeu Joel, enquanto girava pela loja lentamente como se estivesse procurando algo. – Eu preciso dar uma jóia para minha mulher no nosso aniversário de casamento. Alguma sugestão?
– Ah, sim, nós temos muitas opções para a sua esposa. Um momento, por favor. – ela pediu e ele consentiu com a cabeça.
Enquanto, ela pegava algumas peças, Joel aproveitou para localizar possíveis câmeras na loja, a qual ele encontrou. Não demorou muito e ele reconheceu o lugar inteiro com a caneta. Ele viu que com ele ia ser muito fácil.
Ele foi até o fim do seu trajeto pela direita, passando pela Viccenza, Modérnika e Renê. Antes dele, Léo já estava lá, pois do lado esquerdo só havia a Dalitz e a Bergerson. Mas o que realmente chegou antes foi Luiz, pois na bifurcação, ele só precisou ir à Swarovski.
No andar de cima, eles fizeram o mesmo e na mesma sequência, Joel pela direita do corredor principal, Tecno Léo pela esquerda e Luiz pela bifurcação. Logo, eles terminaram e saíram pelo mesmo lugar que entraram.
De volta ao centro de operações, como Joel decidiu chamar a velha mecânica incendiada onde eles se encontravam, Tecno Léo começou a trabalhar com os vídeos feitos, enquanto Luiz comentava o acontecido.
– O Joel teve muita sorte. O terno ajudou muito ele. – ele começou. – vocês precisavam ver como eu fui tratado em algumas joalherias. Os caras achavam que eu não tinha dinheiro pra pagar. Um quase chamou o segurança. – todos riram. – Vocês riem né? – ele reclamou.
– Apesar de ser engraçado, a verdade é que ainda há muito preconceito nesse país, e não é só racial, também social. Mesmo eu sendo negro, com terno e bem arrumado fui muito bem tratado em todas as lojas. – Joel começou, e todos silenciaram para ouvi-lo. – O contrário aconteceu com o Luiz, não importa o quão branco ele seja, com roupas não “adequadas” pela sociedade, ele se torna alvo de preconceito. E sabe de quem é a culpa? Em parte da própria população. E no ponto em que as coisas chegaram é bem difícil reverter essa situação. – ele concluiu, causando um silêncio ensurdecedor na sala.

5 comentários :

  1. Engana-se quem pensa que o preconceito está só na cor.
    O problema está na sociedade mesmo.
    Gostei do texto, bem interessante!

    http://inlegau.blosgpot.com

    ResponderExcluir
  2. O problema do preconceito ainda é fato em nosso país! Infelizmente, não é tão simples quanto pensamos.
    Então quer dizer que o "sinhozinho" tbem conta até 10, quando está zangado!? rs... é uma técnica milenar! hahahaha... Quase sempre dá certo... Ah, simmmm, voltei com força total! heheh Bjks :)

    ResponderExcluir
  3. É... Gostei muito do texto, por um instante achei que fosse virar um livro em vários capítulos postados diariamente aqui. Com certeza teria um final melhor. Parabéns pelo blog, e pela ótima produção textual.

    ResponderExcluir
  4. Ô bora cobrar um cachê pela propaganda das lojas aí heim haha! E o Charger, como fica nessa história?

    ResponderExcluir
  5. Laura e Joicy
    É, e o preconceito caiu de paraquedas nesse post, não era a intenção, mas acabou até ficando uma crítica boa...

    Vick
    E é quase um livro, acompanhe sempre aqui às quintas "A arte de roubar"

    Izak
    Não seja ansioso meu amigo, o próximo capítulo terá o Charger e suas máquinas tão queridas... ;D

    ResponderExcluir