quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O que é o dia de finados?

Para quem não sabe finado significa morto, falecido, que foi dessa pra melhor, que vestiu o paletó de madeira, que está a sete palmos do chão, que, presume-se, está descansando em paz. Enfim, acho que você já entendeu a ideia. Afinal, o que se deve fazer no dia de finados?? "Ah, não importa! É um feriado e eu não trabalho, é o que interessa." Isso é o que a maioria responderia e talvez o mais certo a se fazer. Alguns mais religiosos gostam de usar esse dia para ir visitar seus finados entes queridos no cemitério e entregar flores.

Bom, pra mim esse é apenas mais um feriado hipócrita que temos, assim como o dia das mães, dos pais e da mulher. Não me interprete mal, não sou contra essas datas, mas algumas pessoas acreditam que apenas nessas datas devem exaltar os homenageados de cada dia. Eu digo: pra mim todo dia é dia das mães, dos pais e da mulher. Se você costuma levar flores ou visitar aquele seu parente falecido periodicamente e simplesmente aproveita o dia de finados como mais um dia na sua agenda de visitas, ótimo. Agora, o que é hipócrita é aquela pessoa que passa o ano inteiro em casa e nunca vai ao cemitério e de repente no dia 2 de novembro resolve ir levar flores. "Ah, não tem nada pra fazer mesmo, bora lá então."



Cara, que ridículo, aposto que você teve muito final de semana sem nada pra fazer também. Eu te digo o que eu fiz e vou fazer durante o dia de hoje: dormi até meio-dia, literalmente; comi pra caramba no almoço; agora estou escrevendo esse post; e não pretendo fazer nada de útil até o fim do dia. Porque já que existe um feriado para os mortos, devemos fazer algo que eles iriam gostar que fizéssemos. E eu sei que meus entes finados iriam querer que eu aproveitasse meu dia e não que fosse encher o saco deles em seus túmulos. Ainda aposto que eles me diriam algo bem parecido com o que eu sempre falo: "Curta a vida, pois a vida é curta, experiência própria."

Então, hoje, aproveite seu feriado, faça algo que você realmente goste. Se você gosta de ir ao cemitério e levar flores, tudo bem vai lá, mas não se sinta obrigado só porque alguém convencionou que hoje é o dia para fazer isso.

11 comentários :

  1. Poxa, pra mim o dia é só válido por causa do feriado ;/

    ResponderExcluir
  2. É apenas uma dia para recordar da pessoas que se foram.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você... Mas acho válido ter esses dias, porque se essas criaturas não se lembram dos pais, mães, mulheres, etc, ao menos nesse dia lembrarão. Quem lembra sempre, vai continuar lembrando, então é válido. Parabéns pelo blog. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei a tua sinceridade presente no post. haha

    http://refugiopcional.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Só Gosto pq é feriado...
    e isso de fica indo nos túmulos e encher de flores, nda ver

    Muito massa essa postagem...

    ResponderExcluir
  6. Concordo em partes, acho que as datas comemorativas são importantes, apesar da maioria apenas lembrar que nessas datas só servem para comprar presentes. Porém essa data do dia de finados pra mim é uma data qualquer, afinal não gosto nem de ir em velórios, muito menos ir lavar e enfeitar um túmulo com flores. Devem dar valor as pessoas enquanto estão vivas, depois que morre, já era.

    http://teremarcellino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. interessante...
    não sabia disso tudo.



    http://panicopsicotico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Mas boa parte da sociedade, realmente, guarda o dia para pensar naqueles que partiram... é

    ResponderExcluir
  9. é verdade, tem gente que nunca vai ao cemitério levar flores e só vai no dia de finados. gostei do seu post!



    by: Anderson J.
    http://errosxacertos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Boa observação amigo, gostei ... obs: segue meu blog de volta, comecei hoje .. abraços!

    http://www.teologiaaoseualcance.blogspot.com/

    ResponderExcluir