Total de visualizações de página

domingo, 29 de setembro de 2013

Como escrever contos?

Não, você leu errado. Eu vou dizer como escrever contos. Os passos são muito simples, mas isso varia de pessoa para pessoa. O que será colocado aqui é como eu funciono. Para começar, eu penso em no capítulo que tenho que escrever, o início e o fim vem mais rápido, o meio é que me toma mais tempo. Assim que crio o enredo geral, começo a escrever e é nessa parte que tudo complica.

Pensar e escrever são coisas bem diferentes. Se ao pensar o meio é mais difícil, ao escrever, o começo é que demora. A primeira frase escrita faz todo o resto fluir. Mas às vezes, é preciso lembrar uma fala ou outra e aí se para um pouco para pensar. Nesse momento crucial, a distração pode ser muito perigosa. Para tanto, eu ouço música enquanto escrevo. Sim, esse é o meu segredo.


Quando tenho tudo pronto na cabeça, ouvir música ajuda a não me distrair. Entretanto, se ainda preciso pensar em alguma coisa, a música acaba atrapalhando. Como eu disse, os passos são simples, mas dois deles são cruciais para se escrever contos: pensar numa boa história com início, meio e fim; e colocá-lo no papel, no caso um arquivo de texto.

E você? Já pensou em escrever algum conto? Põe aquela sequência de canções que você gosta e deixa fluir.

2 comentários :

  1. Belas instruções... no meu caso, música sempre me ajuda, mas eu prefiro músicas instrumentais... eu fiz o seguinte, procurei um album da minha banda só instrumental, ajudou bastante...
    Um abraço!
    Um guarda-livros

    ResponderExcluir