quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Por que não senhorito?

Senhoritas e senhores(?)! Por que não senhorito? A denominação formal para as mulheres jovens e/ou solteiras é senhorita, mas os homens são sempre senhores. Será que acharam que ia ficar estranho? Realmente ia, mas há tanta coisa estranha em nosso idioma que esse não seria tanto assim.


Quer dizer que os homens jovens solteiros são chamados de senhor? Alguns até gostam, diz-se que impõe respeito. Será? E, assim como jovens casados são senhores de família, também as solteiras mais velhas são senhoritas. Não importa a idade da mulher, se for solteira e quiser, pode muito bem ser chamada de senhorita. Já o homem pode ter 18 ou 50, ser casado ou solteiro, sempre será um senhor para a sociedade.

É claro que sempre pode-se chamar de rapaz e moça, mas para que usar moça se temos senhorita, e para que usar rapaz se temos... opa, espera, não tem pronome masculino equivalente à senhorita. É, fica rapaz mesmo. Ou senhor. Ou, por que não, Senhor Rapaz?


7 comentários :

  1. Senhor rapaz? aí é querer de mais neh?! --'
    Óh céus!
    Ainda bem que nós mulheres somos prestigiadas nesse termo :D

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas você não imagina a crise quando uma senhorita sai linda e formosa de casa e alguém chama de "Senhora"...
    Ao menos você moços não passam por isso, certo?

    ResponderExcluir
  3. Rapaz... nunca tinha parado pra pensa nisso...
    Tudo tem seu masculino, menos senhorita..kkkkkkkkkkkk
    gostei do senhorito...kkkkkkkkkkk
    Abraçç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim aqui no Brasil seria lindo, já em Portugal siguinifica homem sem qualificação.
      Então já não sei oque seria viável kkk

      Excluir
  4. Penso que isso se dá pq vivíamos numa visão machista, onde os homens eram tratados com superioridade desde sempre... agora pense uma senhorita de 50 anos no início do século passado?!?!?!?! Já, senhor de 20 anos não era problema para o moçoilo! hahahahahahahahahahahahahahhahahaahhaahahahahhahahahah

    Claro que isso não está em lugar algum... é apenas coisa da minha cabeça! hahahahhhahahha

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre achei isso uma palhaçada HAHAH amei seu post :)))) e viva aos Senhoritos o/ [ quem disse que o português faz sentido?]


    Beijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥

    ResponderExcluir
  6. Sempre questionei isso, mesmo eu sendo homem, sempre vi isso como um detalhe de machismo implícito da sociedade. Como a Joicy disse, o homem ao completar 18 anos ele é um senhor, pois seu status de relacionamento não importa. Já a mulher, só é senhora, algo digna de receber respeito para a sociedade tradicional, quando ela casar-se e deixar de ser virgem, como dizem os "defensores da família tradicional brasileira".

    Isso não ocorre só na Língua Portuguesa, no inglês também ocorre o mesmo: Mr. é senhor em inglês para qq homem (solteiro ou casado), Mrs é senhora (mulher casada) e Miss é senhorita (mulher solteira). Com o início do Movimento Feminista na década de 80 nos EUA, surgiu o Ms, que pode ser tanto para mulheres solteiras ou casadas, colocando no mesmo patamar que o Mr (senhor), pois ambos não diferem o indivíduo solteiro(a) ou casado(a).

    ResponderExcluir